Polícia

15.08.2023 às 19:05h - atualizado em 15.08.2023 às 19:08h - Polícia

Pichações de facção criminosa são retiradas de espaços públicos de Campo Erê

Caroline Souza

Por: Caroline Souza Campo Erê - SC

Pichações de facção criminosa são retiradas de espaços públicos de Campo Erê
Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Chapecó

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagrou, na última quinta-feira (10/8), a Operação Maserati III em combate a uma organização criminosa paulista que visa ampliar sua atuação em Santa Catarina. Em Campo Erê, durante as investigações, foram identificadas algumas pichações em espaços públicos com a sigla da facção criminosa alvo da operação.

A Promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes, coordenadora do GAECO em São Miguel do Oeste, explica que, diante disso, houve uma conversa com a administração municipal para que os espaços fossem revitalizados e limpos. "É importante essa retomada do Estado dos espaços destinados à circulação da população, como a praça da cidade, por exemplo", disse.

Após o contato da Promotoria de Justiça, a Prefeitura de Campo Erê fez a revitalização dos espaços que foram pichados por meio da pintura das paredes e limpeza dos locais.

A Operação Maserati III

Na terceira fase da operação, um efetivo de 247 agentes, em 94 viaturas, cumpriu 48 mandados de busca e apreensão e 35 dos 42 mandados de prisão preventiva expedidos. Os alvos são faccionados com atuação em Santa Catarina. Uma pessoa foi presa em flagrante e foram apreendidos aproximadamente dois de maconha, equipamentos eletrônicos e documentos.

Os mandados foram cumpridos em três estados: nos municípios catarinenses de Florianópolis, Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville, Barra Velha, Itajaí, Criciúma, Pouso Redondo, Caçador, Concórdia, Irani, Xaxim, Chapecó, Campo Erê, Pinhalzinho e Anchieta; nas cidades paranaenses de Guaíra, Marmeleiro, Francisco Beltrão e Piraquara; e nos municípios paulistas de Sete Barras e São Paulo.

A operação resulta de um inquérito policial instaurado pela unidade de São Miguel do Oeste do GAECO e decorrente de provas obtidas na segunda fase da Operação Maserati, deflagrada em fevereiro de 2023, que apura a prática do crime do art. 2º da Lei 12.850/2013, definido como promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Chapecó

Foto(s): Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Chapecó

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.