15.07.2021 às 16:18h - atualizado em 15.07.2021 às 16:49h - Geral

Município registra grande procura por auxílio a empresas

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Município registra grande procura por auxílio a empresas

Em seis meses de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga registrou grande demanda por auxílio.

Programas municipais disponibilizam várias formas de incentivo aos empresários e investidores na área do turismo. Serviços de máquinas e distribuição de pedra brita estão entre os pedidos mais frequentes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alexandre Siqueira, informa que foram mais de 500 horas de máquinas no primeiro semestre contemplando mais de 50 empresas. A lei de incentivo foi adequada no início do ano para ampliar apoio a empresas já instaladas e que estão ampliando suas atividades, além de contemplar novos empreendimentos.

O secretário afirma que a economia na folha de pagamento será de 100 mil reais por ano, valor que será destinado para incentivo ao setor empresarial.

Siqueira aponta como grande destaque a instalação do Laticínios Itapiranga que está recebendo apoio do poder público. O secretário reconhece que é provável a necessidade de suplementação de recursos, porém até o momento os gastos estão de acordo com o orçamento definido na administração anterior para investir no setor produtivo industrial e comercial da cidade e interior.

O município mantém também o foco em renovar parceria com o Senai. Objetivo é oferecer novos cursos técnicos para suprir a falta de mão de obra qualificada. O secretário de Desenvolvimento Econômico avalia que alguns empreendimentos deixam de evoluir por falta de pessoas com a qualificação necessária.

Alexandre Siqueira cita ainda a importância do contrato de 700 horas de capacitação em trabalho com a parceria do Sebrae voltado ao turismo. Os treinamentos teóricos e práticos já iniciaram. Siqueira informa que nos primeiros seis meses do ano foram mais de mil e 500 atendimentos ligados a Sala do Empreendedor. O movimento deve aumentar com novos convênios que estão sendo estabelecidos pelo município.

A partir do dia 02 de agosto inicia o atendimento da Receita Federal na Sala do Empreendedor. Serviço que era prestado em São Miguel do Oeste também estará disponível em Itapiranga. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Siqueira, destaca que três servidores passaram por treinamento para atender a população.

Destaca que a regional da Receita Federal de São Miguel do Oeste ainda dará maiores detalhes sobre a prestação de serviço até o início do atendimento em dois de agosto. Siqueira lembra que Itapiranga também trabalha para a implantação do Procon fortalecendo a defesa do consumidor no município. Para o secretário a ampliação de serviços prestados é um sinal de fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.