15.06.2021 às 07:30h - atualizado em 15.06.2021 às 13:01h - Geral

Estado recomenda restrições às prefeituras de SC por piora da Covid

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Estado recomenda restrições às prefeituras de SC por piora da Covid
Divulgação

Uma “nota de alerta” emitida neste domingo, 13, pela Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência de Vigilância em Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomenda aos municípios a adoção de novas restrições, além dos decretos estaduais, para conter o novo avanço da pandemia.

O documento sugere, entre outras medidas, limitação de horários ou fechamento temporário de bares e restaurantes, exceto para delivery, redução de público em shoppings, fechamento de cinemas e de áreas de convivência de condomínios e suspensão temporária de venda de bebidas alcoólicas em determinados horários.

A sugestão de medidas restritivas localizadas é para todas as regiões que estejam no nível de risco gravíssimo há três semanas ou mais, e que apresentem indicadores de alerta como ocupação de leitos de UTI acima de 95%, ou fila de espera por leitos de UTI há mais de sete dias.

O alerta do Estado traz números que justificam o aumento das restrições. A nota informa, por exemplo, que o registro de novos casos aumentou 19% na última semana, em comparação com a semana anterior.

O texto também informa que a análise de tendência das mortes por região indica duas em estabilidade, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, e seis regiões com tendência de crescimento na quantidade de óbitos: Extremo Oeste, Alto Uruguai Catarinense, Meio Oeste, Oeste, Serra Catarinense e Xanxerê.

Além da adoção de restrições, o texto sugere aceleração do ritmo de vacinação, testagem ampla, identificação de casos suspeitos e rastreamento de contatos.

A sugestão de restrições localizadas mantém o posicionamento do Estado de não adotar restrições gerais, pelo menos por enquanto.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.