15.05.2024 às 10:52h - atualizado em 15.05.2024 às 11:03h - Geral
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou na noite desta terça-feira, 14, mais uma sessão ordinária e na pauta do dia entre outros assuntos, foi apresentada uma moção de apelo voltado ao Rio Grande do Sul.
O documento é de autoria do vereador Nini Scharnoski e solicita a implantação de um programa de atendimento às vítimas das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, com o objetivo de apoiar e viabilizar a movimentação dessas pessoas para outros estados ou municípios de forma temporária ou permanente.
Na justificativa da moção, ele comentou que até o momento mais de meio milhão de pessoas estão desabrigadas no estado gaúcho e muitos estão sem previsão de poder retornar para suas casas, sendo que, outros nem possuem mais residências, visto a destruição total do imóvel.
Ele citou que além da perda da moradia, houve perda do trabalho e por isso, muitos não querem mais retornar para as cidades atingidas, mas sim, preferem se deslocar para outros municípios e estados.
Nini detalhou que a criação do programa visa atender quem quer mudar de localidade, porém, não possui recursos financeiros para as despesas com mudanças e recolocação em um novo espaço. Para ele, o programa também poderia desenvolver uma espécie de cadastro reserva para pessoas nessa condição, sendo organizado em parceria com entidades empresariais.
A moção é destinada ao presidente da Federação Catarinense de Municípios, Fabrício Oliveira, e ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Comentar pelo Facebook