15.05.2024 às 10:44h - atualizado em 15.05.2024 às 10:50h - Educação

Professor grevista diz que SINTE fez apelo para a categoria retomar as aulas por 90 dias

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Professor grevista diz que SINTE fez apelo para a categoria retomar as aulas por 90 dias
Foto: Arquivo/ Rádio Oeste

A Decisão do SINTE em retomar às aulas durante uma assembleia realizada no dia 08 de maio em Florianópolis, foi um gesto de confiança dado às sinalizações do governo em avaliar com maior atenção as pautas dos professores.

Conforme o professor e coordenador do movimento grevista dos profissionais da educação das escolas estaduais do município de Iporã do Oeste Augustinho Petry, a categoria reivindica entre suas pautas, o cumprimento de Leis como do Piso Salarial, Concurso Público e a Lei do Reajuste Salarial de acordo com a inflação.

O professor e coordenador do movimento grevista de Iporã do Oeste Augustinho Petry comenta que o SINTE fez um apelo aos professores para que aceitassem retomar as aulas pelo prazo de 90 dias. Petry disse que muitos professores se mostraram resistentes à retomada, e que o apelo feito pelo Sindicato da categoria foi primordial para a parada temporária da greve.

O movimento espera que o governo do estado avalie nesse tempo dos três meses a contar da assembleia, de forma séria e com senso, as pautas da categoria.

Os poucos dias de greve tiveram grandes avanços e conquistas. O professor e representante do Movimento grevista em Iporã do Oeste, destaca que o Concurso Público prometido pelo governo, foi uma das reinvindicações da categoria atendidas.

Conforme Augustinho Petry, a partir de junho, o Governo se comprometeu em lançar o concurso público com a chamada de profissionais para 2025, sendo 10 mil trabalhadores da Educação, entre eles 8 mil professores, e outros dois mil em áreas administrativas nas escolas.

A hora atividade é outra reivindicação que o governo promete atender a partir de 2025 de acordo com o Professor Augustinho Petry. Para o integrante do movimento grevista em Iporã do Oeste Augustinho Petry, é extremamente importante para os professores planejarem suas atividades, resultando em uma educação de maior qualidade.

Petry cita que o fim do descontos dos 14% dos vencimentos dos aposentados é outra reivindicação que deve ser atendida, assim como a possibilidade do reajuste dos salários dos professores.

O Governo prometeu durante a Assembleia realizada em Florianópolis com os profissionais da educação, definir essas questões em reunião com economistas no dia 29 de maio quando os números serão avaliados.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.