15.05.2021 às 20:29h - atualizado em 15.05.2021 às 21:25h - Geral
O Ministério Público de Santa Catarina informou neste sábado, 15, que acompanha as investigações sobre um vídeo divulgado nas redes sociais em que um homem aparece balançando uma bandeira nazista na sacada de um apartamento em Florianópolis.
As imagens teriam sido feitas na noite de quinta-feira, 13, no centro da cidade. Procurada pelo G1, a Polícia Civil informou que "as providências legais estão sendo tomadas", mas que detalhes não serão divulgados.
O episódio é acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM) do MPSC. A entidade atua em uma série de frentes no estado e uma das funções é a elaboração de um diagnóstico sobre movimentos semelhantes que existem no território catarinense.
Após o episódio, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM) disse em uma rede social que pediu uma investigação sobre o caso na secretaria Municipal de Segurança. Segundo informação repassada a ele, o homem teria problemas psiquiátricos, mas a suspeita será confirmado durante a investigação.
"A Polícia Civil já está no caso. A investigação definirá se é mesmo psiquiátrico ou desvio de caráter, ou os dois", disse.
Em nota, o MPSC informou que a propagação do ideário nazista é um crime que "precisa ser combatido com firmeza".
Segundo o órgão, a lei prevê pena de reclusão de um a três anos e multa para quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
Fonte: G1/SC
Comentar pelo Facebook