15.04.2025 às 16:00h - atualizado em 15.04.2025 às 16:04h - Agricultura
Reunião define participação em projeto-piloto de gado de corte em Itapiranga. Encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, 15, na Câmara de Vereadores de Itapiranga. Projeto é uma parceria entre a Prefeitura, Sebrae, Farmavet e produtores. Conforme o Proprietário da Farmavet, Lazie De Col, os produtores foram apresentados aos objetivos do teste.
As propriedades precisam atender a alguns requisitos, como estrutura construída e receptoras do embrião. Segundo Lazie De Col, a rentabilidade e o baixo custo de produção podem ser decisivos para novos testes e efetivação da técnica no município.
Serão 60 transferências realizadas, com custo de 30 mil reais aos produtores. Conforme o Proprietário da Farmavet, que atua para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Lazie De Col, o projeto garante 20 animais de alta qualidade genética para os produtores.
Ele avalia que existe a possibilidade de produzir muito mais, se a técnica funcionar como esperado. De Col aponta que os produtores podem escolher as raças e todos os detalhes da produção. Segundo Lazie De Col, cada touro de alta qualidade possui custo de até 30 mil reais. Com o êxito do projeto, os custos serão reduzidos e os produtores teriam lucros muito elevados.
Lazie De Col destaca ainda que se der errado, os produtores não precisam arcar com o valor. O projeto está previsto para iniciar em setembro. Ressalta que o resultado é a longo prazo, com retorno em aproximadamente 3 anos.
As inscrições para estão abertas até a próxima quarta-feira, 23, na Farmavet. Até o momento, 18 produtores já demonstraram interesse em participar.
Foto(s): Ricardo do Nascimento/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook