15.04.2021 às 11:02h - Geral

Mais 10 famílias são contempladas com kits apicultura em Bandeirante

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Mais 10 famílias são contempladas com kits apicultura em Bandeirante

O escritório da Epagri de Bandeirante realizou na última terça-feira, 13, mais uma entrega dos kits apicultura para as famílias do interior do município. A informação é do extensionista, José Clóvis Moreira. De acordo com ele, além dos beneficiários, participaram do ato autoridades municipais e o gerente regional da Epagri.

Conforme ele, os kits entregues fazem parte das políticas públicas do governo estadual de incentivo e melhorias para as famílias do interior de Santa Catarina. Segundo Moreira, são vários os programas existentes nesse sentido, entre eles, ele citou o kit forrageira, informática, troca-troca de sementes e de calcário, além do kit apicultura, entre outros.

Ele afirmou que os kits apicultura têm a finalidade de proporcionar uma melhora na produção de mel em todo o estado catarinense. Ele destacou que a atividade ainda é de certa forma tímida no município, porém, vem crescendo aos poucos.

Moreira explicou que os kits são compostos por diversos equipamentos, entre eles, caixa e sobrecaixa, macacão, fumigador, cera, centrífuga, entre outros itens. Ele salientou que a entrega foi feita para 10 apicultores que realizaram o cadastro no ano passado ainda.

O extensionista declarou que a Epagri de Bandeirante deve abrir no segundo semestre deste ano uma nova cota para que novos apicultores possam se inscrever e participar do programa. Ele pontuou que os interessados devem procurar a Epagri do município para obter mais informações. Ele revelou que são necessários dois avalistas.

José Clóvis Moreira explicou que nesta edição, cada família recebeu um recurso de R$ 2,4 mil e terão dois anos para efetuar esse pagamento, sendo uma parcela por ano. Quem antecipar o pagamento terá desconto no valor final.

O profissional lembrou que o município de Bandeirante recebe kits apicultura do governo estadual desde 2016 e desde então, 20 famílias já foram beneficiadas. Ele comentou que nos últimos quatro anos o governo estadual já disponibilizou quase R$ 47 mil para esse setor no município.

Ele disse que atualmente Bandeirante conta com 25 apicultores e a produção de mel estimada anualmente no município é de cinco mil quilos, sendo uma média de 200 quilos de mel por família todos os anos. O extensionista reforçou a parceria da prefeitura em ações para fortalecer o setor em Bandeirante.

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.