15.02.2025 às 15:58h - atualizado em 15.02.2025 às 16:06h - São Miguel do Oeste

SC bate recorde de emprego para estrangeiros, com destaque para o Oeste

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

SC bate recorde de emprego para estrangeiros, com destaque para o Oeste
Foto: Mauricio Vieira, Arquivo Secom

Santa Catarina encerrou 2024 como o estado que mais contratou trabalhadores estrangeiros no Brasil. Segundo o Caged, foram 18,9 mil admissões, com maior concentração na região Oeste, onde cidades como São Miguel do Oeste tiveram alta expressiva na geração de empregos para imigrantes.

Chapecó lidera o ranking estadual, com 2.378 novos postos ocupados por estrangeiros. Já São Miguel do Oeste registrou 428 contratações, impulsionadas principalmente pela indústria e pelo setor de serviços. O crescimento reflete a busca dos imigrantes por oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

A maioria dos contratados é de venezuelanos (74,7%), seguidos por argentinos, cubanos e haitianos. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o dinamismo da economia catarinense tem sido um grande atrativo.

"Santa Catarina se mantém à frente na geração de empregos e no desenvolvimento econômico. Nossa indústria e comércio continuam crescendo, e essa mão de obra estrangeira ajuda a preencher vagas importantes", comentou.

O governador Jorginho Mello também comemorou os números. "Nosso estado oferece segurança e trabalho, e isso se reflete na vinda de imigrantes para cá. Mais uma vez, Santa Catarina prova que está na frente em desenvolvimento", afirmou.

Outros municípios que registraram forte crescimento na contratação de estrangeiros incluem Joinville (2.130), Florianópolis (1.437) e São José (901). No Oeste, além de São Miguel do Oeste, cidades como Concórdia, Guatambu e Xanxerê também tiveram aumento significativo nas admissões.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.