14.12.2021 às 17:33h - Geral

Itapiranga estabelece prioridades para auxiliar idosos

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga estabelece prioridades  para auxiliar idosos
Arquivo Portal Peperi

Novos investimentos e ações estão sendo planejados para proporcionar melhor condições de vida para os idosos do município. A informação é da Secretária de Assistência Social, Simone Felin, que lamenta que as restrições de aglomeração afetaram a terceira idade por serem de grupo de risco.

O planejamento das novas ações que a prefeitura pretende implantar iniciou com reunião envolvendo os presidentes dos 33 grupos. O primeiro diálogo ocorreu para estabelecer o retorno das atividades em 2022 com todos que tiverem a terceira dose de vacina contra Covid.

A secretária diz que os encontros ocorrem a cada 15 dias com lanches pagos pelo município aos dois mil idosos inscritos, além de ônibus à disposição para os intercâmbios. A secretária ressalta que nova atualização dos dados vai ocorre em fevereiro para ter maior controle dos integrantes da terceira idade.

Simone Felin diz que o orçamento é de quase meio milhão de reais, com recursos próprios sem qualquer verba dos governos estadual e federal. Nos dados atuais, 12% da população de Itapiranga possui mais de 60 anos.

Conforme a Secretária de Assistência Social, a expectativa é dobrar logo este percentual e isso exige planejamento com a contribuição do Conselho Municipal dos Idosos para tornar mais eficiente a contribuição do poder público.

A prioridade é estabelecer uma Casa Lar para proporcionar local ideal para idosos que necessitam de cuidados especiais. Simone cita como exemplo São João do Oeste e Iporã do Oeste, que já possuem locais para acolhimento dos idosos. A secretária diz que é fácil constatar dilemas de quem vai cuidar de quem, pois existem várias situações que os filhos já estão ingressando nos grupos de idosos e ainda possuem os pais presentes.

A Secretária de Assistência Social de Itapiranga avalia que é urgente a necessidade de políticas públicas com ações concretas para o bem-estar das pessoas da terceira idade. De acordo com ela, objetivo é traçar medidas com base nas prioridades estabelecidas pelas pessoas da terceira idade.

O município não pretende impor decisões e sim contar com parceria das lideranças dos idosos para estabelecer metas e ações para contemplar pessoas que muito fizeram pelo desenvolvimento de Itapiranga.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.