14.10.2022 às 14:11h - atualizado em 14.10.2022 às 16:16h - Geral
A Epagri está orientando os apicultores sobre algumas medidas a serem tomadas para garantir a produtividade das colmeias na florada da uva japonesa. Conforme o Engenheiro Agrônomo e Extensionista do escritório municipal de Iporã do Oeste, Aleisson Luedke, a orientação é importante devido à proximidade do período de colheita do mel.
Ele explica que com devido a alta precipitação pluviométrica do início da semana, as abelhas não conseguiram buscar a alimentação no campo. Com isso os enxames acabam enfraquecendo, o que pode impactar negativamente na produtividade. Para os próximos dias, as previsões indicam mais chuva para a região.
O alerta da Epagri chama atenção dos apicultores para que façam a alimentação energética dos enxames com açúcar VHP específico para abelhas, bem como a alimentação com bifes proteicos, cuja receita pode ser obtida no escritório da Epagri. O objetivo é de garantir uma boa colheita de mel nos meses de outubro e novembro.
Luedke observa que com o período prolongado de inverno, os enxames possuem baixo estoque de mel reservado para o próprio consumo. O fornecimento de alimento garante que as colmeias permaneçam fortes e com grande número de abelhas fabricando mel. A alimentação deve ser fornecida em equipamentos de madeira e retirada no início da florada, para evitar que as abelhas estoquem o alimento artificial no lugar do mel.
Em caso de dúvidas, os apicultores podem se cadastrar no site “apis online" da Epagri e acessarem todas as orientações e informações.
OUÇA: Entrevista com Aleisson Luedke, da Epagri de Iporã do Oeste
Foto(s): Aleisson Luedke/Epagri/Divulgação
Comentar pelo Facebook