14.10.2021 às 21:48h - atualizado em 14.10.2021 às 21:52h - Política

Câmara presta homenagem póstuma ao perito criminal Luiz Maran

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Câmara presta homenagem póstuma ao perito criminal Luiz Maran
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores prestou uma homenagem póstuma ao perito criminal Luiz Almir Schreiner Maran por sua “valiosa trajetória de vida pública”. A moção, proposta pelo vereador Carlos Agostini (MDB), foi entregue durante a sessão desta quinta-feira, 14, a familiares e colegas de trabalho de Maran.

O homenageado nasceu em 1959, em Dionísio Cerqueira, filho de Jacob Maran e Irma Schreiner Maran. Foi casado com Sandra Regina de Souza por 28 anos, e deixou também duas filhas, Maria Helena, 27, e Ana Luiza, 25.

Graduado em engenharia química pela Universidade de Caxias do Sul em 1992, possuía também diversos cursos voltados à atuação na perícia criminal e realizou especialização em Segurança Pública.

Ingressou na carreira de Perito Criminal em setembro de 1998, inicialmente na Polícia Civil, até que em 2005 o Instituto Geral de Perícias passou a ser um órgão autônomo em Santa Catarina. Por cerca de 11 anos foi o único perito lotado na região, atendendo sozinho a 27 municípios e sendo responsável pelo Núcleo de Perícias de São Miguel do Oeste por mais de 22 anos.

“Em que pese a falta de reconhecimento da classe e do órgão, bem como o estado muitas vezes precário do IGP, atuou na solução de casos de elevada complexidade e grande repercussão, trazendo respostas a vítimas e suas famílias que, muitas vezes, passavam por seus momentos de maior sofrimento. Assim, ajudou no deslinde da justiça, dando sempre o seu melhor trabalho”, destaca Carlos Agostini.

Luiz Maran faleceu na manhã de 12 de setembro de 2021, vítima de um infarto, em sua residência. “A sua ausência abre uma lacuna nos corações daqueles que o estimavam, porém o legado deixado fará com que jamais seja esquecido e isso conforta a todos. Mesmo privados da sua presença física, continuará habitando o coração dos que lhe eram queridos. Que a alegria, a força e a simplicidade do Maran sejam exemplos para todos nós”, conclui o autor da moção, que foi entregue à família Maran, à perita criminal responsável pelo NRP/Fron de São Miguel do Oeste, Wladiana Maria Lendengues de Oliveira, e a demais colegas de trabalho de Maran.

Fonte: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Foto(s): Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.