14.09.2024 às 10:20h - atualizado em 14.09.2024 às 16:16h - Eleições 2024
O debate deste sábado, 14, do projeto Eleições 2024 da Rádio Peperi reuniu os três candidatos a prefeito de Paraíso, colocando lado a lado o candidato da coligação “Paraíso para todos” que envolve PDT, PSB, Federação Brasil da Esperança Fé Brasil, PT, PC do B e PV, Gilberto Belegante, o candidato da coligação “União e Renovação por Paraíso”, composta por União Brasil e PL, Joel Gehlen e o candidato da coligação “Paraíso em boas mãos” que envolve PP, MDB e PSD, Rudinei De Marco.
O debate teve quatro blocos com duração de cerca de duas horas, com perguntas da produção e questionamentos entre os candidatos e foi transmitido pela Rádio Peperi FM 99,9 e pelo Facebook do Portal Peperi.
O candidato Joel Gehlen foi o primeiro a responder porque quer ser prefeito de Paraíso e ele disse que na caminhada como vereador percebeu que existem muitas ações a serem executadas no município, porém, lembrou que o vereador não consegue executar, apenas formular pedidos, os quais, muitas vezes não são atendidos.
Ele afirmou que está preparado para assumir o executivo pois sabe das dificuldades e da situação atual e entende que é preciso melhorar a qualidade de vida e a saúde que está defasada, além da agricultura que também sofre na atual gestão e que precisa ser transformada.
Ele citou que a Educação nunca esteve tão ruim, além da infraestrutura que precisa avançar e proporcionar apoio aos empresários com obras e programas de incentivo, sendo que, para ele, várias demandas precisam ser revistas em todos os setores e por isso fará um governo para todos.
O candidato Gilberto Belegante disse que quer ser prefeito porque se sente preparado e sabe da deficiência no setor da agricultura com a falta de incentivos e empresas caóticas que precisam de apoio do governo e não encontram qualquer ajuda.
Ele comentou que pretende construir um centro de idosos para que a terceira idade se encontre e realize seus eventos, além de resolver os problemas do esporte, haja visto que Paraíso possui dois ginásios municipais com investimentos altos e ambos estão inacabados.
Belegante afirmou que também quer acabar com a deficiência nas estradas e fazer melhorias nos pátios das propriedades e destacou ainda que possui uma grande missão junto com o povo e por isso quer ser prefeito, para implantar um olhar do povo para a Administração e para terminar as obras inacabadas.
Já Rudinei De Marco disse que quer ser prefeito pela quantidade de pessoas que o procuraram para ser candidato a majoritária e por saber que pode fazer mais por Paraíso e pela população, haja visto que quer colocar o plano de governo em prática, pois ele foi construído junto com a população nos pedidos feitos durante as visitas realizadas.
Ele destacou que quer manter o que está em funcionamento e adequar o que precisa ser melhorado, fazendo um governo com a população de Paraíso e citou que as propostas apresentadas serão as que forem possíveis de serem executadas e de acordo com a realidade de Paraíso nos mais variados setores.
Ele frisou que pretende fazer com que o município cresça na geração de emprego e renda e na infraestrutura, tanto urbana, quanto rural. O candidato afirmou que pretende governar para todos.
O primeiro tema sorteado pelo candidato Joel Gehlen foi Saneamento Básico e ele lembrou que enquanto vereador esteve por oito anos buscando a canalização do córrego que passa pelo centro da cidade e está inviabilizando obras próximas ao local. Ele lembrou que existe uma lei federal que permite o município adequar essa questão de acordo com a sua realidade, porém, para isso, é necessário um estudo socioambiental por parte da Administração, o que até hoje, não existe.
Ele citou que já protocolou em Brasília cinco pedidos para essa obra, porém, sem projeto do governo municipal não é possível obra e captação de recursos e comentou ainda que enquanto presidente da Câmara deixou recursos para que esse estudo fosse realizado, porém, isso não ocorreu, transformando o córrego em um esgoto a céu aberto.
Ele também quer fazer programas para regularizar as fossas sépticas em Paraíso.
O candidato Gilberto Belegante sorteou o tema Educação e disse que vai construir uma creche ampla em Paraíso e comentou que essa cobrança é dos pais e dos empresários, haja visto que muitas famílias não têm onde deixar os filhos.
Ele lembrou que a relação entre crianças começa na creche e pretende construir um espaço para estacionamento de ônibus e carros, proporcionando um local adequado.
Ele afirmou que a Educação será prioridade no seu governo e garantiu que caso eleito, vai trabalhar para que os professores recebam o que é de direito, o que não ocorre no atual governo, se comprometendo dessa forma no debate deste sábado, 14, a regularizar todos os pagamentos atrasados da categoria e renegociar os vencimentos atrasados a partir de fevereiro de 2025, além de garantir um transporte escolar de qualidade e aumentar a segurança nas escolas de Paraíso.
Já Rudinei De Marco sorteou o tema Servidores Públicos e se comprometeu a adequar o plano de carreiras conforme a disponibilidade, além de realizar melhorias nos salários baseando-se em parâmetros regionais e manter e adequar o vale alimentação.
Ele também pretende aperfeiçoar os funcionários, proporcionando condições para a busca de conhecimentos em cada setor, bem como, valorizar a carreira dos funcionários e comentou que pretende melhorar o atendimento ao público, visando agilizar os encaminhamentos em cada área, proporcionando dessa forma, um atendimento respeitoso com a população.
Ele frisou que será companheiro dos servidores e pretende dialogar com todos os setores, visando uma sintonia entre a Administração, funcionários e população de Paraíso para que o trabalho seja em conjunto e sem tantas divergências, haja visto o excelente quadro pessoal existente na Administração.
O próximo debate da Peperi será no próximo sábado, 21, onde vai reunir os três candidatos a prefeito de Barra Bonita, sendo Agnaldo Deresz da coligação Barra Bonita Crescendo Juntos, que envolve MDB e PL, Fabrício Friederichs do PP e Jean Christofoli da coligação União Brasil e Federação Brasil da Esperança, Fé Brasil com PT, PV e PC do B.
O debate começa às 08h com o mesmo formato dos anteriores, ou seja, com perguntas da produção e questionamentos entre os candidatos.
Foto(s): Ricardo Orso/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook