14.09.2024 às 11:07h - atualizado em 14.09.2024 às 16:17h - Eleições 2024
Na manhã deste sábado, 14, aconteceu o quarto debate de uma série de seis na Rádio Atalaia. Sempre às 8h inicia o confronto de idéias daqueles que querem governar seu município. No caso de Santa Terezinha são Márcia Detofol, MDB, que tem o apoio do PSDB na chapa “Para o Progresso Continuar, que busca a reeleição. Por outro lado o candidato da oposição é Eliseu Alves, Progressista, aliado ao PT e União Brasil, coligação “Renovação com a Força do Povo”.
Por ordem de sorteio o primeiro a falar em todos os blocos foi Eliseu Alves. Nos seus três minutos para se apresentar, fez os cumprimentos e comentou ter 40 anos de idade. É funcionário público de carreira, formado e pós graduado em assistência social. O Progressista nasceu na Linha Roncador e casado com Fabiele, com quem tem Eduardo e Artur. Eliseu foi candidato pela primeira vez com 22 anos de idade a vereador e chegou assumir uma cadeira. Se elegeu para mais dois mandatos seguintes e se candidatou prefeito em 2016. Atualmente o candidato da coligação “Renovação com a Força Do Povo”, é vice prefeito de Santa Terezinha do Progresso.
A candidata à reeleição cumprimentou a todos e relatou ter 38 anos e é natural de Campo Erê, residindo grande parte da sua vida na Linha Roncador. Ainda na adolescência a família se mudou para Santa Terezinha do Progresso. Exerceu a profissão de farmacêutica por 10 anos e sempre fez parte da política, concorrendo efetivamente a cargo político em 2020, se elegendo a prefeita mais jovem do estado e a primeira mulher a assumir a função no município. A emedebista garante que visitou todos os gabinetes de deputados estaduais e federais e vários órgãos do governo. A candidata da chapa “Para O Progresso Continuar” se denomina uma pessoa simples, que atende a todos e agora ela busca a reeleição de prefeita.
-Por que quer ser prefeito de Santa Terezinha do Progresso?
Primeiramente a pergunta da produção foi endereçada a Eliseu Alvez que disse que o motivo é simples: conhece as necessidades do município e vai fazer com que a população volte a acreditar no poder público. Se for o eleito vai promover campanhas para desenvolver o comércio e incentivar os empreendedores. Eliseu quer priorizar o ensino, fornecendo condições adequadas e quer uma reforma administrativa com valorização dos servidores, revisando cargos e salários. O candidato quer zerar as filas de cirurgia e reabrir a UBS de Campo Grande. O Progressista fala em retomar o transporte de passageiros nas comunidades do interior.
Alves quer governar Santa Terezinha para dar atenção aos idosos e pavimentar a cidade onde ainda tem carência. Asfalto no interior terá continuidade e se compromete em incentivar as indústrias. Ele promete, durante todo o seu mandato, deixar as estradas do interior em dia e pretende regulamentar o trânsito na cidade para oferecer segurança a motoristas e pedestres. Os agricultores receberão apoio e as tradições serão valorizadas. Eliseu diz ainda que o esporte receberá atenção.
Respondendo à pergunta da produção do programa, Márcia Detofol disse que quer dar continuidade aos projetos e serviços que não deram tempo de serem realizados nessa gestão. Explica que pegou a prefeitura com quase três milhões de reais em financiamentos e precatórios. A candidata do MDB ressaltou que foi o vice que mais amarrou os trabalhos. Ela acredita na sua reeleição porque entregou a população, até aqui, o maior conjunto de obras na cidade. Márcia assegura que seu plano de governo vai contemplar todos os setores do município e se compromete em levar água potável aonde ainda não tem.
No próximo mandato Márcia quer levar o asfalto em direção a Saltinho, assegurando que recurso para isso está garantido. Ligar a cidade a Campo Grande por pavimento é outro grande sonho da comunidade. Vencendo a eleição a candidata vai instalar uma nova área industrial. Quer continuar dando todo suporte para a educação. Ela disse que finalizou a creche e renovou a frota de ônibus. Construiu o auditório e informatizou o núcleo escolar. Diz, com orgulho, que a saúde de Santa Terezinha ficou em primeiro no estado por dois anos seguidos. Ela quer ainda entregar uma retroescavadeira para cada comunidade onde já destinou trator pneu.
No próximo sábado, 21, é a vez do debate com os candidatos à prefeitura de Saltinho.
Foto(s): Márcia Macoski / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook