cresol mobile

14.09.2021 às 10:36h - Saúde

SC está há mais de um mês sem fila por leitos de UTI para Covid-19

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

SC está há mais de um mês sem fila por leitos de UTI para Covid-19
Divulgação

Continua depois da publicidade

Depois da superlotação de hospitais e mortes por Covid-19 de pessoas à espera de uma vaga, Santa Catarina está há mais de um mês sem fila de espera por um leito de UTI para tratar a doença. Segundo o Painel Coronavírus do NSC Total, que leva em conta dados da Secretaria de Estado da Saúde, desde o dia 05 de agosto as filas aparecem zeradas em todas as regiões.

Os dados da fila de espera por um leito de UTI Covid-19 passaram a ser divulgados pelo Governo do Estado no dia 3 de março. Na época, eram 217 pacientes, sendo que 144 estavam no Oeste de Santa Catarina. No decorrer dos dias, os números cresceram. Em 17 de março, o Estado registrou o maior número de pacientes aguardando por uma vaga, com 457 pessoas e 101 só no Oeste.

Os números só tiveram uma queda significativa em abril. No último dia do mês, por exemplo, eram 38 pessoas na fila de espera, 91% a menos do que no dia 17 de março. Já no dia 9 de julho foi a primeira vez que o Estado zerou a lista de espera, com todas as regiões sem pacientes.

Entre as regiões, a primeira a ter a lista zerada foi o Oeste no dia 4 de abril. Já o Sul foi a última que zerou a lista de espera por uma vaga nas UTIs. A primeira vez que a região não teve pacientes aguardando por um leito nos hospitais catarinenses foi em 29 de junho.

Além de zerar a fila por um leito de UTI, nas últimas semanas, Santa Catarina também vem registrando queda nos números de internações de pacientes com a Covid-19. Nesta segunda-feira, 13, segundo dados da SES, 63,5% das vagas destinadas para tratamento da doença em adultos estavam ocupadas no Estado.

De acordo com a infectologista Carolina Ponzi, a vacinação tem sido crucial para a diminuição dos casos graves da doença.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.