cresol mobile

14.09.2021 às 12:59h - atualizado em 14.09.2021 às 13:38h - Clima

Prefeitura de Pinheirinho do Vale decreta situação de emergência

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Prefeitura de Pinheirinho do Vale decreta situação de emergência

Continua depois da publicidade

Um temporal na noite desta segunda-feira, 13, destelhou dezenas de casas em Pinheirinho do Vale. O vendaval acompanhado de fortes chuvas deixou rastros de destruição.

Segundo as informações, dezenas de casas tiveram o telhado arrancado pela força dos ventos, além da casa canônica da Igreja Matriz, que também foi atingida. O temporal ocorreu por volta das 19h30min e atingiu silos da cooperativa, cerâmicas e granjas. O temporal causou destruição com elevado dano material. Felizmente não teve registro de pessoas feridas.

O prefeito de Pinheirinho do Vale - RS, Nelbo Appel, relatou em entrevista a Rádio Itapiranga situação de caos após o temporal. Somente na tarde desta terça-feira, 14, a Defesa Civil estará no município para levantamento dos danos causados pelo temporal. Equipes da prefeitura atuaram na noite de segunda-feira, 13, e seguem auxiliando as pessoas e empresas que tiveram grandes perdas. Apesar da destruição, não teve atuação de Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

De acordo com o prefeito Nelbo Appel, a secretaria de Assistência Social está realizando um trabalho de recolha de donativos. A principal necessidade no momento é de material de cobertura devido ao dano causado em telhados de residências e empresas.

A prioridade no momento é restabelecer a rotina da cidade. O prefeito Nelbo Appel relatou que por cerca de quatro horas a cidade ficou sem energia elétrica. Sistemas que de telefonia e internet também foram afetados pelos fortes ventos.

O prefeito demonstra alívio por não ter registros de feridos em um cenário de destruição. Appel cita como exemplo o padre que não estava em casa no momento do temporal. A residência teve todo o telhado arrancado. A estrutura foi arremessada pelo vento sobre o pavilhão comunitário e outras residências.

Equipes da prefeitura ainda realizam trabalho de levantamento do número de residências, empresas e instalações públicas que foram atingidas.

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.