cresol mobile

14.09.2021 às 14:04h - Geral

Epagri realiza mais uma capacitação técnica com apicultores

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Epagri realiza mais uma capacitação técnica com apicultores
Leandro Hubner

Continua depois da publicidade

A Epagri de Princesa, juntamente com os escritórios dos municípios de São José do Cedro e Dionísio Cerqueira, está realizando uma capacitação de manuseio de abelhas. As capacitações estão sendo feitas em três etapas.

Segundo o extensionista da Epagri em Princesa, Leandro Hubner, até o momento foram duas etapas realizadas, sendo na Linha Vista Alegre e Linha Progresso. O extensionista disse que ao todo foram 35 apicultores capacitados nesta segunda fase de aprendizados. Apenas em Princesa, são 35 apicultores com as atividades em desenvolvimento, já outros trabalham com produção com mais de 100 exames. Hubner destacou ainda que estas propriedades produzem cerca de cinco toneladas de mel anualmente. Ele comentou que a Epagri montou um cronograma para envolver os apicultores e meliponicultores e disponibilizar informações com técnicos da Epagri. Leandro lembrou que uma etapa foi realizada em agosto com um trabalho voltado à alimentação das abelhas devido a falta de floração.

O extensionista, Leandro Hubner comentou que está programado para outubro a realização de um seminário municipal. Ele explicou que a intenção é abordar assuntos como legislação, manejos de colheita e qualidade do mel, além de outros aspectos que envolvem a produção. O extensionista destacou que há outros produtos das abelhas para serem ampliados como forma de aumentar a arrecadação dos apicultores. Hubner citou a expansão para a própolis e do pólen que apresentam grande demanda, mas a produção ainda é bastante tímida. Ele também citou a cera de abelhas que é usada no tratamento de doenças inflamatórias.

Leandro disse ainda que para os próximos anos a intenção é continuar com a capacitação dos produtores de mel. Com objetivo de garantir a produção e garantir o sustento do apicultor através do mel.

Foto(s): Leandro Hubner

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.