14.04.2022 às 10:16h - atualizado em 14.04.2022 às 10:20h - Geral
Na tarde desta quarta-feira, dia 13, foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Jovens Rurais da Região Extremo Oeste de Santa Catarina. O evento ocorreu às 2h da tarde no Cetresmo (Centro de Treinamento da Epagri De São Miguel do Oeste).
A reportagem da Peperi conversou com Graziele Schnorr, extensionista social e Coordenadora Regional do Projeto Capital Humano e Social da Epagri. Ela destacou que este é o pontapé inicial para a capacitação dos jovens e que a equipe trabalha com a pedagogia de alternância em três etapas de três dias a cada mês. No curso, os alunos têm acesso à toda a tecnologia e informação de ponta da Epagri, além é claro dos melhores profissionais como instrutores.
A coordenadora disse que o objetivo do curso é atender jovens sucessores das propriedades familiares de Santa Catarina e mantê-los na vida do campo, já que são fundamentais para o desenvolvimento, sustentabilidade e continuidade da agricultura no estado. Neste ano de 2022, há 25 jovens de 12 diferentes municípios participando do projeto e a finalização do curso está prevista para novembro, quando ocorre inclusive a formatura dos jovens.
Na oportunidade, a extensionista observa a dificuldade em manter os jovens no campo, mas ressalta que o trabalho da Epagri com os cursos desde o ano de 2013 tem gerado muitos casos de sucesso para o estado de Santa Catarina.
Graziele comenta que para o próximo ano há a possibilidade de especializações em áreas específicas da agricultura, projeto que está em análise ainda.
Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook