14.01.2021 às 16:10h - atualizado em 14.01.2021 às 16:54h - Geral
A posse da diretoria do consórcio aconteceu na quarta-feira, 13, na sede do Caps em Campo Erê, com a presença dos chefes do executivo de Anchieta, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Campo Erê e São Bernardino.
O Crecin, Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal, tem como principais atividades a manutenção do Caps, que atende pessoas com dificuldades motoras ou mentais, e da Casalar, que cuida de crianças sem família.
O secretário executivo do consórcio, Valdecir Magri, comenta que quando assumiu o cargo, há quatro anos, o maior problema eram as contas. Hoje, com as economias feitas nos dois últimos dois anos, o consórcio está com um bom caixa. Porém, Magri comenta que ainda estão em dívida com o consórcio: Campo Erê e Anchieta.
O débito de Campo Erê vem de 2017 e 2018, na época da antiga gestão. O pagamento da dívida, que passa dos 260 mil reais, já está sendo planejado. A prefeita do município explica que deseja parcelar o valor, fazendo um repasse mensal em dinheiro, e disponibilizando ainda funcionários e serviços da prefeitura para a abater do montante.
A dívida de Anchieta soma cerca de 30 mil reais, porém, o prefeito do município já comunicou que deseja saldar ainda em janeiro.
Dos municípios presentes na reunião, apenas Santa Terezinha não faz mais parte do consórcio, porém, a prefeita Márcia Detofol já se manifestou favorável a um retorno, para contemplar a população do seu município que necessita.
O prefeito de Saltinho, Edimar Noronha de Freitas, salienta que todos os municípios precisam dos serviços oferecidos pelo Caps e Casalar, e se optarem por fazer individualmente, os custos seriam muito maiores. Outro ganho citado por ele, é na qualidade do atendimento. Com um centro regional concentrando os profissionais, é possível oferecer um serviço com mais qualidade para a população.
A prefeita de Campo Erê, Rozane Moreira confirma a opinião do prefeito Edimar. Ela comenta, inclusive, que gostaria de melhorar ainda mais os serviços oferecidos pelo consórcio, e já tem ideias novas para isso.
Na reunião de posse foram discutidos temas importantes para o consórcio, como melhorias para o Caps e Casalar.
O prefeito de São Bernardino, Dalvir Ludwig, foi escolhido como vice-presidente do consórcio.
Para presidente o escolhido foi o prefeito de Anchieta, Ivan Canci.
Ele destaca que mesmo sendo escolhido para comandar o Crecin, deseja fazer uma gestão coletiva, tomando as decisões junto com os demais prefeitos do consórcio.
Ele comemora o comparecimento dos cinco gestores no encontro, coisa que nos anos anteriores dificilmente acontecia. Salienta que a prefeita de Campo Erê compareceu na reunião, inclusive se comprometendo em saldar o débito da gestão anterior
Ele ainda comemora as tratativas com a prefeita de Santa Terezinha, para que o município também integre o consórcio.
O novo presidente manifesta sua vontade em ampliar as atividades do Crecin, e salienta que é possível disponibilizar mais serviços com o consórcio. Cita a existência de programas federais que não podem ser acessados via município, mas por consórcio sim.
O prefeito e novo presidente do Crecin classifica a reunião como boa, devido ao compromisso que observou nos prefeitos.
Foto(s): Rafael Rintzel / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook