13.12.2023 às 10:18h - atualizado em 13.12.2023 às 10:26h - Política

Projeto Vereador Mirim de Itapiranga conclui mais uma etapa

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Projeto Vereador Mirim de Itapiranga conclui mais uma etapa
Foto: Paulo Casweski/Ascom

As atividades do projeto Vereador Mirim de Itapiranga tiveram encerramento com sessão prolongada e projeções otimistas para 2024.

Foram três proposições diferentes. Um Projeto de Resolução Mirim, sugerindo a Câmara de Vereadores alterações no regimento interno da Câmara Mirim, com sugestões dos vereadores mirins, escolas e coordenação. Uma Indicação para o Executivo Municipal do Vereador Mirim André com apoio de todos os Vereadores Mirins e suplentes, sugerindo o Projeto de Lei: "Abril Roxo" para instituir programas de prevenção da dependência tecnológica nas escolas e para a população em geral. E uma Moção de Aplauso do Vereador Mirim Daniel, ao prefeito, servidores e comunidade de Linha Ipê Popi pela retirada das lixeiras fazendo um canteiro de flores no lugar.

Conforme a Presidente da Câmara de Vereadores Mirins, Ana Maria Kuhn, este ano foi a retomada do projeto após o período de pandemia. Ela menciona ações práticas como a cobrança por melhorias na Rua São Bonifácio, que estava em situação precária no trecho próximo a escola São Vicente. A Presidente também considera que os adolescentes precisam agir mais e não apenas opinar ou criticar. Ana Maria avalia que o trabalho teve resultado positivo com apoio do vereadores de Itapiranga que são padrinhos dos integrantes da Câmara Mirim.

O grupo teve uma experiência significativa com viagem a Florianópolis para evento na Assembleia Legislativa. Nos trabalhos realizados nas sessões durante o ano também teve boa consequência. Conforme a Secretária da Câmara de Vereadores Mirim, Luana Schmitz, em destaque está a indicação para Projeto de Lei "Abril Roxo", que visa instituir a prevenção da dependência tecnológica. Ela comenta que a inspiração veio da Câmara de Vereadores Mirins de Xaxim, que tornou lei esta iniciativa.

Luana Schmitz explica que a implantação do Projeto de Lei Abril Roxo proporciona ações para prevenir a dependência tecnológica em adultos, mas principalmente em crianças e adolescentes. Ela considera que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas e gerar uma expectativa mais otimista para o futuro.

De acordo com Luana Schmitz, a Câmara Mirim fez a indicação ao Executivo que vai avaliar o projeto para o próximo ano. Cabe ao Prefeito Alexandre Ribas, decidir dar sequência a proposta para tornar oficial campanhas de prevenção à dependência tecnológica, especialmente em crianças e adolescentes.

A última sessão contou com a presença do Prefeito, Vereadores e famílias dos Vereadores Mirins. Após a sessão foi feita a entrega dos certificados de participação no programa e da plaquinha de identificação de Vereador Mirim.

De acordo com a Coordenadora do projeto Vereador Mirim de Itapiranga, Simone Loeblein, a turma de 2024 já começou a ser definida em algumas escolas. A escolha dos representantes será no início do ano letivo.

Foto(s): Ascom/Paulo Casweski

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.