13.11.2024 às 09:37h - Cultura
A Fanfarra Municipal de Iporã do Oeste foi contemplada recentemente com recursos da Lei Paulo Gustavo. Conforme o instrutor Darlei Bienert, a Lei Paulo Gustavo contempla associações e agrupamentos culturais e a aprovação do projeto representa todo o esforço da Fanfara, que trabalha durante o ano com foco no grande momento, que é o desfile de 7 de setembro.
Bienert frisa que o projeto não é apenas um evento, mas sim um trabalho contínuo que é oferecido à população, culminando na apresentação final. O instrutor destaca que o desfile em Iporã do Oeste é uma das maiores manifestações cívico-militares da região.
Ele explica que o evento inicia com o desfile cívico que conta com a participação de escolas e entidades municipais, seguido do desfile militar, com forças de segurança, a exemplo da Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Estadual, o Exército Brasileiro e o Corpo de Bombeiros Militar. A participação dessas instituições é fundamental para a grandiosidade do evento.
O instrutor destaca que atualmente a fanfarra conta com cerca de 65 integrantes e está sendo trabalhado um projeto de expansão. Segundo Darlei Bienert, a ideia é alcançar 100 integrantes nos próximos anos, fazendo dela uma das maiores e mais qualificadas do estado de Santa Catarina.
Ele cita que os trabalhos que vem sendo desenvolvidos contam com o apoio do INDACI, com o objetivo de viabilizar o crescimento. Bienert enaltece que a fanfarra de Iporã do Oeste possui mais de três décadas de história e participa de apresentações em diversos municípios da região, sempre com muito comprometimento e seriedade.
O instrutor Darlei Bienert enaltece que a Fanfarra desempenha um papel fundamental na inclusão social, tirando as crianças e jovens da ociosidade e oferecendo uma alternativa saudável, longe dos vícios da tecnologia.
Darlei Bienert faz um convite à comunidade local para que tragam seus filhos para conhecer a fanfarra, que é um projeto aberto para todas as idades, desde crianças de 10 anos até adultos de 50 anos.
Comentar pelo Facebook