13.10.2025 às 09:48h - Geral
O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja encontraram, na manhã desta segunda-feira, 13, o papa Leão XIV, no Vaticano. A reunião aconteceu após Lula desembarcar em Roma, no domingo (12), para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Em uma postagem nas redes sociais, Lula classificou o encontro como “excelente”. Segundo ele, a conversa abordou religião, fé, e os “imensos desafios” globais.
O presidente afirmou ter parabenizado o pontífice pela exortação apostólica “Dilexi Te”, a primeira publicada por Leão XIV, sobre o cuidado da Igreja pelos pobres e com os pobres. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu Lula.
Um dos convites formais do encontro, segundo Lula, foi para que o papa participe da COP30, que será realizada em Belém. De acordo com o relato, o Pontífice não poderá comparecer por conta do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano terá representação no evento.
Lula finalizou afirmando que ficou “muito feliz” em saber que o Papa pretende visitar o Brasil “no momento oportuno”. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”, continuou Lula.
A visita do presidente a Roma marca as comemorações pelos 80 anos de criação da FAO e ocorre em um momento simbólico, meses após o anúncio da saída do Brasil do Mapa da Fome, de acordo com o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI 2025), divulgado em julho.
“Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, disse Lula.
A comitiva presidencial no encontro foi integrada, segundo a publicação, pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), pela senadora Ana Paula Lobato, pela presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e pelo embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook