cresol mobile

13.10.2021 às 10:59h - atualizado em 13.10.2021 às 11:02h - Geral

Telefonia e assuntos financeiros lideram reclamações no Procon de SMOeste

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Telefonia e assuntos financeiros lideram reclamações no Procon de SMOeste
Foto Arq. Marcos de Lima/ Portal Peperi

Continua depois da publicidade

As reclamações sobre telefonia e empréstimos bancários não reconhecidos tiveram um aumento expressivo neste ano de 2021 em São Miguel do Oeste. A informação é da diretora do Procon, Analu Valandro.

De acordo com ela, os consumidores procuram a unidade relatando ao menos duas situações. Alguns deles destacam que receberam valores que não foram contratados ou que existem descontos mensais na sua aposentadoria que também não foram autorizados. Conforme ela, em ambos os casos a orientação principal é que os prejudicados verifiquem as informações junto a instituição financeira visando descobrir quem contratou e autorizou tais procedimentos.

Analu afirmou que após a verificação junto a instituição financeira e caso o problema não seja resolvido o consumidor deve procurar o Procon mais próximo. Segundo ela, a partir desse momento os profissionais formalizam uma reclamação e a organização será notificada pelos valores não reconhecidos pelo consumidor. Ela destacou que a instituição deve apresentar elementos que comprovem que o consumidor contratou de fato os valores. Caso isso não seja possível, os valores devem ser devolvidos às vítimas de forma dobrada e atualizados monetariamente.

A diretora comentou que o índice de resoluções desses procedimentos via Procon caiu neste ano. Ela disse que existe uma dificuldade do órgão receber esclarecimentos por parte desses fornecedores, tornando o procedimento demorado. Ela citou que, em muitos casos, o consumidor precisa acionar o Poder Judiciário para conseguir reverter a situação.

Já sobre as reclamações envolvendo telefonia móvel, Analu pontuou que essas ainda lideram o ranking de descontentamento dos clientes. Entre as situações comuns, ela lembrou dos valores cobrados indevidamente por linhas e planos afetando pessoas físicas e jurídicas da mesma forma.

Analu Valandro lembrou que a unidade local do Procon atende pessoas que residem no município e consumidores de outras cidades com problemas envolvendo empresas de São Miguel do Oeste. Ela frisou que o atendimento ocorre entre 8h e 10h30 e entre 13h30 e 16h. Nos demais casos, os consumidores devem acessar o site www.consumidor.gov.br ou ainda o juizado especial, que depende do Fórum de cada Comarca e também atende essas demandas.

Ela mencionou que dúvidas também podem ser sanadas através do telefone 3631-2093 e pelo e-mail, [email protected]

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.