13.09.2025 às 10:13h - Cultura
A comunidade de linha Chapéu, é o berço da colonização de Porto Novo, atual território dos municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Neste ano ocorre a comemoração do centenário da chegada dos primeiros imigrantes. A família Düngersleber, é a principal referência de colonizadores. Conforme a moradora e integrante da comissão organizadora da festa, Elaine Rambo, nas comemorações neste domingo terá a presença de uma neta dos pioneiros. A comunidade está mobilizada deste o início do ano para o evento que ocorre neste domingo, 14.
A integrante da Comissão Organizadora cita a missa solene do jubileu dos 100 anos, com a presença de três padres. Hugo Mentges da Paróquia de São João do Oeste, Nereu Fank de Itapiranga e Ademir Schneider de Tunápolis. “Este é um simbolismo da união dos três municípios. Será a 28ª Festa dos Pioneiros em Linha Chapéu e neste ano especial pela comemoração dos 100 anos de colonização” disse Elaine Rambo.
A missa ocorre às 9h30 e durante todo o dia terá intensa programação com presença de quatro bandas, homenagens e momentos marcantes. A comunidade organizou um espaço para fotos com cenários e roupas antigas, além da comercialização de itens de lembrança dos 100 anos de colonização. Terá ainda lançamento de livro e documentário.
Elaine Rambo considera que a festa de centenário da comunidade de linha Chapéu será um momento de reflexão e também de valorização dos pioneiros de Itapiranga. A Comissão Organizadora preparou várias atrações para este domingo.
Após a missa terá música com a Banda Municipal e Banda Encanthus. A partir das 11h30 será servido churrasco. Na parte superior do salão, a partir das 13h terá Ilaine e Eliseu e a partir das 15h Ireno e Dari e Banda Festão.
A Rádio Itapiranga prestigia a festa dos 100 anos da comunidade de linha Chapéu incluindo a transmissão da missão, a partir das 9h30 deste domingo, 14.
Comentar pelo Facebook