13.09.2024 às 10:30h - atualizado em 13.09.2024 às 11:41h - Geral

AARUM promove almoço para celebrar 25 anos de fundação

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

AARUM promove almoço para celebrar 25 anos de fundação
Foto: Divulgação

A Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) celebrou nesta quinta feira,12, vinte e cinco anos de fundação. Para comemorar a data, a Associação vai promover neste sábado, 14, um almoço com cardápio a base de galinhada e acompanhamentos, no Pavilhão Central da Área de Lazer em Mondaí. As fichas de almoço podem ser adquiridas diretamente com os associados, no valor de R$ 35,00 por pessoa, e crianças de sete a 12 anos, pagam metade. A tarde haverá música ao vivo.

Conforme o presidente Vinícius Cemin, a entidade foi fundada no ano de 1999 e surgiu da preocupação com o estado de degradação ambiental do rio Uruguai, pois na época, a cada enchente, acumulava-se um grande número de resíduos plásticos em suas margens.

A Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) consolidou-se como uma referência em ações voltadas à sustentabilidade e ao engajamento comunitário. Logo após sua fundação, as ações foram focadas naquilo que entendia ser, em sua área de atuação, um dos maiores problemas ambientais, passando a articular junto às administrações dos municípios que margeiam o rio Uruguai, para que adotassem políticas públicas e de gestão ambiental para a correta destinação dos resíduos domésticos, principalmente para que sacolas plásticas não fossem lançadas, sem critérios, a céu aberto.

Cemin destaca que com o passar dos anos, a entidade alterou seu estatuto social de forma que passou a atuar, além de campanhas de educação ambiental, em atividades culturais, sendo o evento denominado “Ambiente Cultural”, sua principal forma de atuação nesse segmento.

Entre as atividades realizadas pela entidade, estão a recolha de resíduos em beira de rios e rodovias, veiculação de informações educativas nas mais variadas mídias, cursos de educação e legislação ambiental e palestras.

Vinicius Cemin frisa que a entidade é formada por um quadro associativo de aproximadamente 50 pessoas, entre associados fundadores e associados colaboradores.

Atualmente a AARUM desenvolve atividades como produção de mudas direcionadas para a proteção de fontes, recuperação de mata ciliar, a adequação legal de reservas legais, recuperação de áreas degradadas e a recuperação e formação de corredores ecológicos.

Cemin disse em entrevista à Rádio Oeste que a entidade concentra-se na produção de mudas de árvores nativas do bioma mata atlântica, sendo produzidas aproximadamente 90 espécies, das quais uma parte é vendida e outra parte doada.

Vinicius frisou que o viveiro da Associação situada no município de Mondaí conta com uma grande variedade de mudas, a exemplo de frutíferas, araucárias, que podem ser retiradas em horário comercial, sendo que até cinco mudas são de forma gratuita, acima dessa quantidade, o valor é de R$ 6,50 por planta.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.