13.08.2024 às 10:20h - atualizado em 13.08.2024 às 11:27h - Cultura
Municípios do Extremo Oeste possuem grande envolvimento. A Oktoberfest de Itapiranga também terá comemoração pelo bicentenário da chegada dos alemães em território brasileiro. André Klunk integra a Comissão Estadual que cuida das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Na semana passada ele esteve em Florianópolis acompanhando vários eventos e participando de debates sobre a importância desta data.
A Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Comissão do Programa de Comemoração do Bicentenário trabalha neste ano para celebrar dois séculos da chegada da primeira leva representativa de imigrantes alemães em terras brasileiras. A cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Nos anos seguintes, a história registra outras sucessivas vindas de imigrantes alemães ao país.
Integrante da Comissão Estadual de Comemoração do Bicentenário, André Klunk, considera importante os municípios da região insistirem na divulgação dos títulos que possuem. De acordo com ele, os debates em Florianópolis costumam dar destaque a grandes cidades. Ele menciona que São João do Oeste detém o título de capital da língua alemã e município mais alfabetizado.
Outros aspectos da cultura germânica e religiosidade merecem destaque como a maior igreja construída em madeira. André Klunk afirma que é preciso reforçar sempre a condição de Itapiranga ser o Berço Nacional da Oktoberfest, além de destacar o grupo de danças de linha Presidente Becker, como o mais antigo em atividade no Brasil.
Foto(s): André Klunk
Comentar pelo Facebook