Polícia

13.07.2023 às 09:41h - atualizado em 13.07.2023 às 16:15h - Polícia

PF realiza Operação “Transporter” na fronteira com a Argentina

Ivan Guilherme

Por: Ivan Guilherme São José do Cedro - SC

PF realiza Operação “Transporter” na fronteira com a Argentina
Polícia Federal - Dionísio Cerqueira

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 13, a operação “Transporter” para desarticular um esquema criminoso de descaminho de vinhos e contrabando de mercadorias ilícitas pela rota Argentina/Brasil.

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Dionísio Cerqueira/SC e Chapecó/SC. O Canil da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira deu apoio nas buscas com o uso de cães farejadores de drogas.

Os investigados, além de transportarem vinhos sem os respectivos desembaraços aduaneiros e fiscais, também atuavam no descaminho de carne, camarão, diesel, defensivos agrícolas (agrotóxicos) e diversas mercadorias ilícitas de procedência estrangeira para várias regiões do país como: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e para o litoral catarinense.

Durante as buscas, a polícia encontrou diversas caixas de produtos contrabandeados, uma grande quantidade de droga sintética e maconha juntamente com uma balança de precisão, dinheiro em espécie, embalagens para a comercialização e uma espingarda.

Três pessoas foram presas em flagrante delito, sendo duas por tráfico de drogas e uma por posse ilegal de arma de fogo.

Os envolvidos na operação são investigados pelos crimes de descaminho, contrabando e constituição de organização criminosa, que possuem penas máximas que podem chegar a oito anos de reclusão.

O nome da operação “Transporter” decorre do enorme esquema de transporte ilegal transfronteiriço de mercadorias descaminhadas e contrabandeadas utilizando-se de empresa de transportes.

Foto(s): Polícia Federal - Dionísio Cerqueira

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.