13.06.2022 às 10:16h - Geral
O tempo instável provocado pela chegada do inverno está fazendo com que as doações de sangue tenham uma redução na comparação com outras épocas do ano. De acordo com o site do Hemocentro, das oito tipagens sanguíneas existentes, ao menos três estão com estoque reduzido, sendo os tipos A +, B- e O +. Já as demais estão com níveis adequados.
Conforme a diretora do Hemosc de Chapecó, Sandra Surdi, é fundamental que os doadores compareçam à unidade e façam a doação, visando que todos os níveis fiquem estáveis e que haja material suficiente para atender toda a grande região Oeste e Extremo Oeste catarinense. Os interessados em doar sangue precisam estar com a saúde em perfeitas condições e não estarem resfriados.
Segundo ela, os doadores também precisam ter peso mínimo de 50 kg e possuírem entre 18 e 69 anos. No caso de menores de idade, a orientação é que eles estejam acompanhados de um responsável na hora da doação. Sandra destacou que a idade limite para a primeira doação é 60 anos. Já para quem é doador há mais tempo, a idade máxima permitida é 69 anos.
A diretora orientou que as pessoas que tenham interesse em doar sangue devem agendar o procedimento no site do Hemosc. O endereço eletrônico é o www.hemosc.org.br. Outra opção é através dos números 3700-6410 e 3700-6401. Uma terceira possibilidade é buscar as secretarias de Saúde de cada município e se cadastrar para que quando haja um índice expressivo de doadores, todos possam doar no mesmo dia, facilitando dessa forma e proporcionando uma economia para os interessados.
Sandra Surdi citou que esse é um procedimento padrão e que ocorre em vários municípios da região que são atendidos pelo Hemosc de Chapecó.
Comentar pelo Facebook