cresol mobile

13.05.2022 às 17:13h - atualizado em 13.05.2022 às 17:20h - Geral

Alesc aprova PL de Itapiranga como pioneira no cooperativismo estadual

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Alesc aprova PL de Itapiranga como pioneira no cooperativismo estadual
Foto: Divulgação

Continua depois da publicidade

O projeto de Lei aprovado é da deputada Marlene Fengler, do PSD, reconhecendo o município de Itapiranga como Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito.

Ao defender a aprovação em plenário, a parlamentar disse tratar-se de uma questão de justiça com o município porque a primeira cooperativa de crédito de Santa Catarina foi fundada na localidade em 1932, quando ainda era conhecida como Porto Novo. Ao projeto, ela anexou um documento da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina reconhecendo o município de Itapiranga como pioneiro na implantação da modalidade no estado.

A parlamentar se baseou no livro Memórias de uma Pioneira para embasar a justificativa de apresentação da proposta.

A história da Creditapiranga iniciou com 41 sócios, com o nome de Caixa Rural União Popular de Porto Novo, a ideia inicial era que a instituição prestasse serviços financeiros à população local.

Ainda conforme o documento, a cooperativa liderou ações focadas no desenvolvimento de Itapiranga e região, além de financiar, no início dos anos de 1960, um estudo sobre os principais entraves ao desenvolvimento, propondo, como solução, uma série de ações que foram implantadas e constituíram, de forma decisiva, para a evolução econômica e social da região.

A iniciativa da deputada atendeu sugestão do presidente do Sicoob de Itapiranga, Simplício Muerer e de lideranças locais na defesa do reconhecimento legal de Itapiranga como berço da modalidade no estado.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.