13.03.2025 às 16:00h - atualizado em 13.03.2025 às 16:04h - Infraestrutura
Governo Estadual recebe novo projeto para construção de ponte na comunidade de linha Chapéu. Estrutura na SC 283, a Estrada Beira Rio é aguardada há vários anos. Moradores da comunidade de linha Chapéu, interior de Itapiranga e usuários da SC-283 voltaram a reclamar sobre as péssimas condições de manutenção da ponte. A estrutura de madeira é antiga e oferece riscos na travessia, devido a situação precária das madeiras nas laterais e até na pista de travessia de veículos.
Segundo o Coordenador Regional de Infraestrutura do Extremo Oeste, Everaldo Di Berti, foi concluído o novo projeto para construção da ponte na SC-283, a Estrada Beira Rio, no acesso não pavimentado de Itapiranga a Mondaí. Di Berti reconhece que a obra sobre o Rio Macuco, na comunidade de linha Chapéu, interior de Itapiranga registra grande atraso.
A empresa vencedora da licitação errou o projeto inicial, pois a ponte que ficaria submersa em grandes cheias do Rio Uruguai. Inicialmente o investimento seria de R$ 5 milhões para uma nova estrutura. A primeira licitação ocorreu em 2022, porém até agora as obras não iniciaram.
Everaldo Di Berti destacou em entrevista à Rádio Itapiranga, que agora restam questões burocráticas devido ao aditivo para estabelecer o novo valor. Nas redes sociais os moradores relatam a situação calamitosa da atual ponte e reforçam o dilema da comunidade de linha Chapéu, que no mês de setembro vai comemorar o centenário da chegada dos primeiros imigrantes a Itapiranga.
Projeto da ponte em linha Chapéu ainda não tem orçamento e nem prazo para conclusão da obra. Conforme o Coordenador Regional de Infraestrutura do Extremo Oeste, Everaldo Di Berti, a partir do ajuste no projeto técnico, o prazo para início das obras é de 60 a 90 dias, porém é esperado um desfecho final no prazo de 45 dias.
O Coordenador explica que a revisão do projeto já foi entregue e a partir de agora e não tem necessidade de licitação, apenas um aditivo sobre o valor inicial. Di Berti confia da retomada das obras no prazo máximo de 60 dias.
Comentar pelo Facebook