13.02.2026 às 17:19h - Geral

Serviço de recolha de carcaças no Extremo Oeste será ampliado para suínos

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Serviço de recolha de carcaças no Extremo Oeste será ampliado para suínos
Foto: Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

A Compoeste, empresa especializada em compostagem, realiza a recolha de carcaças bovinas em nove cidades do Extremo Oeste. Em pouco mais de um ano de operação, a média mensal tem sido de 270 animais recolhidos. A empresa já solicita ampliações junto ao Conder, visando atender mais municípios. A expectativa é de que nos próximos meses, as prefeituras adotem o sistema de destinação correta.

Conforme o sócio proprietário da empresa, Charles Shoeninger, a meta agora é ampliar o serviço para suínos. Ocorrem negociações com a Aurora e com uma empresa localizada no município de Marema, no Oeste catarinense, para realizar a destinação correta das carcaças e viabilizar o serviço. A projeção para iniciar a atividade é de aproximadamente cinco meses.

A partir da aprovação da cooperativa, as duas empresas devem buscar as licenças ambientais necessárias para a operação. Os dados devem ser cruzados para iniciar o processo. “Esta parte deve demorar de quatro a cinco meses” afirma.

A empresa de Marema fará a retirada da gordura dos animais. Posteriormente, confeccionará farinha de carne com os restos. Metade da produção será enviada para a Compoeste. A ideia é utilizar o material em fertilizantes.

O objetivo é proporcionar a recolha de carcaças aos produtores pelo custo de R$ 50. Segundo Charles Shoeninger, o preço atual para a compostagem de um suíno individualmente chega a R$ 80 cada um. A empresa busca formas de viabilizar o serviço com preço bem abaixo, focado nos municípios parceiros na recolha de bovinos.

“Para ser sustentável esse sistema, a gente vai fazer parceria somente para os municípios que são nossos parceiros, que a gente faz a recolha de carcaça bovina” explica Charles

Shoeninger cita ainda que o projeto prevê também a negociação direta com os produtores, em forma de pagamento mensal. Desta forma, o processo será acelerado e realizado com eficiência.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.