13.02.2025 às 15:22h - Agricultura

Itapiranga e Tunápolis recebem novos extensionistas a partir da próxima semana

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Itapiranga e Tunápolis recebem novos extensionistas a partir da próxima semana
Foto: Ilustrativa

Os municípios da região terão novos funcionários nos escritórios da Epagri a partir da próxima semana. Governo estadual autorizou a contratação de 51 profissionais aprovados em concurso público. Os profissionais iniciam suas atividades a partir de segunda-feira, 17. Objetivo é atender a grande demanda que existe nestes municípios.

Conforme o Gerente Regional da Epagri, Sidinei Simon, o Extremo Oeste é recordista em acesso a políticas públicas oferecidas pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina. Com novos extensionista em Itapiranga e Tunápolis será possível ampliar a prestação de serviços aos produtores rurais. De acordo com Simon, esta era uma necessidade de mão de obra que está sendo sanada.

O Programa de Ensino Agrotécnico da Epagri vai ampliar a necessidade de funcionários. Conforme o Gerente Regional, Sidinei Simon, o governador Jorginho Mello lançou nesta terça-feira, 11, o início da transição da gestão dos Centros de Educação Profissional, os Cedups para a Epagri. Até então, eles eram geridos exclusivamente pela Secretaria de Estado da Educação.

Simon destaca que o governo estadual também confirmou o ingresso de 51 novos servidores aprovados em concurso público, para integrar os trabalhos na gestão dos Cedups. De acordo com o Gerente Regional da Epagri, o ingresso da empresa no ensino médio formal inclui o Cedup de São Miguel do Oeste. A estratégia é realizar uma transição gradual, que deve se estender até o final de 2028, período em que a gestão deve ser compartilhada com a Secretaria Estadual da Educação.

Sidinei Simon também menciona que a Epagri deve chegar na gestão das Casas Familiares Rurais. Foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para implementar uma estratégia de transição similar aos Cedups. Segundo o Gerente Regional da Epagri, o governo estadual busca uma formação voltada para capacitação de jovens para assumirem a administração de propriedades rurais, mostrando a importância deste setor produtivo.

Simon avalia que atualmente o agronegócio é altamente atrativo no ponto de vista financeiro para os jovens. O Gerente explica que não existe projeto para a Epagri atuar nos cursos técnicos em agropecuária que estão sendo implantados no ensino médio das escolas regulares.

O Extensionista destaca que a Epagri continua empenhada em oferecer suporte técnico e capacitação aos produtores, promovendo o desenvolvimento sustentável da pecuária e da agricultura na região. O Gerente Regional da Epagri destaca ainda que em 2025 serão implantados novos projetos em benefício aos produtores rurais.

A nova edição do Microbacias vai gerar um grande investimento em Santa Catarina. Sidinei Simon também chama atenção para a importância da qualidade dos produtos que possuem origem catarinense e isso agrega valor. Cita ainda que a Epagri possui parceria para avançar ainda mais em tecnologias e extensão rural.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.