13.01.2021 às 21:05h - atualizado em 14.01.2021 às 21:01h - Geral
A Secretaria Municipal de Saúde do município de Guarujá do Sul está organizando um novo processo licitatório, na modalidade de pregão presencial, na forma de registro de preço, para futura e eventual aquisição de complementos alimentares (fórmulas infantis e compostos lácteos), cuja a finalidade dessa licitação seja a concessão de benefícios eventuais para as crianças recém nascidas e residentes no município de Guarujá do Sul, a informação é do Agente Administrativo, Guilherme Stefanello.
Conforme Guilherme, são ações de política pública de saúde desenvolvidas pelo município em consonância com a Politica Nacional de Alimentação e Nutrição, declara ainda que o aleitamento materno deve ser a primeira prática alimentar dos indivíduos, sendo necessário para garantia de saúde, bem como auxiliar no processo de crescimento das crianças, das quais encontram-se em estado de vulnerabilidade social, ou que apresentam alguma patologia, como por exemplo, intolerância à lactose; pelo fato da primeira infância ser a etapa mais importante da vida, pois são marcados por intensos processos de desenvolvimento.
Considerando a recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da saúde, sobre a promoção do aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado por dois anos de idade ou mais. Diante da impossibilidade de oferecimento do leite materno, deve-se orientar a mãe quanto a utilização de fórmulas infantis e/ou leite de vaca integral fluído ou em pó, destaca Guilherme.
O Agente Administrativo, cita ainda que o atual processo de licitação está composto por dezenove produtos de complementos alimentares, com data de realização marcado para o próximo dia 20 de janeiro de 2020, e terá vigência por um período de doze meses após a data de homologação. Ressalta que esses benefícios já foram entregues em anos anteriores, e que hoje aproximadamente 20 famílias são contempladas com esses benefícios, sendo para isso necessária a prescrição médica, para verificar a fórmula ideal recomendado para cada fase de vida da criança.
Guilherme Stefanello enfatiza que após a homologação do processo licitatório, o mesmo passará por análise e orientações do Conselho Municipal de Saúde, para elaboração e definição de critérios para fornecimento dos benefícios. Sendo que o fornecimento dos produtos está previsto para o início do mês de fevereiro.
O Agente Administrativo, Guilherme Stefanello, lotado no setor de saúde reforça que para a concessão dos benéficos, os pais e/ou responsáveis pelas crianças devem passar por avaliação de um profissional médico pediatra, médico clínico geral da Unidade Básica de Saúde, ou até mesmo fazer um acompanhamento com a nutricionista do município. Sendo essa uma prática defendida e executada pela Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul, por ser um dos poucos municípios da região que realiza essa atividade.
Comentar pelo Facebook