12.11.2024 às 15:49h - Educação
Seminário ocorreu nesta terça-feira, 12, na Escola Ludgero Wiggers, em linha Conceição, no interior de Itapiranga. Foi realizada uma reunião com as oito escolas da Regional da Educação de Itapiranga, envolvendo cinco municípios. As escolas de São Vendelino, Cristo Rei, Ervalzinho, Popi, Sede Capela, Santo Antônio, Conceição e Pitangueira.
De acordo com o Diretor da Escola Ludgero Wiggers, Paulo Vergutz, o evento conta com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação e dos cursos de mestreado e doutorado da URI, campus de Frederico Westphalen. O Diretor considera relevante avaliar o novo currículo de formação em tempo integral e também uma formação integral do ser humano.
Paulo Vergutz cita ainda a presença do setor de ensino da Regional de Educação em uma roda de conversa, um debate com socialização de trabalhos bem-sucedidos. Conforme o Diretor, a pedagogia da alternância apresenta um novo currículo para a educação do campo e visa dar novas oportunidades aos alunos. De acordo com o Diretor da Escola Ludgero Wiggers de Linha Conceição, a meta é conversar sobre a realidade do aluno.
Paulo Vergutz chama atenção que o interior é muito diverso, com famílias de agricultores, assalariados e empresários. O ensino de campo precisa estabelecer formas de atender os diferentes interesses conforme a realidade dos estudantes. O evento busca ainda integrar as escolas do campo, discutindo maneiras de ensino utilizadas, com objetivo de implementar em educandários diferentes.
A Palestrante do evento, Professora Luci Pacheco, menciona que o tema da conversa foi o desenvolvimento integral e sustentável a partir das boas práticas da pedagogia de alternância. Ela menciona que a relação família e escola é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Luci comenta que as boas práticas mostram o sentido da escola para os estudantes, gerando um ambiente de muita interação e aprendizagem.
De acordo com ela, as escolas do campo buscam conteúdos que façam parte da vida cotidiana dos alunos, gerando desejo de aprender. Luci Pacheco avalia ainda que além de formar bons profissionais, a pedagogia de alternância forma investigadores da realidade, que conseguem buscar soluções e alternativas para os problemas.
Foto(s): Ricardo do Nascimento/Rede Peperi
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