12.11.2022 às 18:50h - Geral
A aduana de cargas da Receita Federal de Dionísio Cerqueira registrou uma queda na passagem de veículos de transportes em outubro se comparado com os demais meses do ano. No mês passado, houve a passagem de 1.185 veículos carregados e 604 veículos vazios – seja de importação ou exportação. A informação é da auditora Fiscal Simone Felício.
O baixo fluxo de veículos neste período, até certo ponto, é normal em virtude da entressafra na Argentina. Parte disso foi impactada devido às mudanças nas políticas de importações de alguns países do Mercosul os quais fazem negócios com o Brasil. A auditora Fiscal explicou que desse total de veículos carregados, 473 foram provenientes de importação e de exportação 706 caminhões atravessados na aduana de cargas. Já os principais produtos comprados pelo Brasil são: frutas frescas, farinha e alguns maquinários. Na exportação, conforme Simone, se encontram carnes congeladas e refrigeradas, bobinas de papéis, frutas frescas e móveis.
Tradicionalmente as movimentações de veículos de cargas sofrem uma queda, começando ainda lá em agosto de cada ano. Isso vem sendo registrado nos últimos 7 anos. Por isso, a auditora Fiscal Simone disse que não é aguardado um incremento nas operações de comércio exterior pela aduana de Dionísio Cerqueira. Porém, ainda não há uma porcentagem de estimativa que possa ser definida de quanto poderá ser essa diminuição.
Comentar pelo Facebook