12.11.2021 às 08:16h - atualizado em 12.11.2021 às 08:34h - Geral

Sem exigência do teste PCR, autoridades temem aumento no fluxo de turistas

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Sem exigência do teste PCR, autoridades temem aumento no fluxo de turistas
Ivan Guilherme/Acervo Portal Peperi

A Receita Federal está preocupada com um possível aumento na demanda de turistas que deve se intensificar nos próximos dias depois que o governo argentino deixou de exigir o teste negativo do PCR. A constatação é do delegado, Mark Tollemache.

A partir de agora, todos os moradores residentes em municípios de até 50 quilômetros de distância da fronteira não precisam mais apresentar este teste, desde que comprovem ser residentes dentro desta limitação. Já os municípios com distância superior a esta ainda devem apresentar o teste negativo de PCR.

Por isso, a preocupação do delegado é com o baixo número de servidores para atender um possível aumento na demanda. Para ele, o quadro de colaboradores atual da aduana de turismo é crítico, tendo em vista que atualmente o efetivo conta com apenas 15 servidores e para atender a atual demanda precisaria de 70 profissionais.

Tollemache também destacou que todas as outras exigências continuam em vigor, inclusive o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo. O horário também continua o mesmo, sendo das 8h às 18h.

Com este possível aumento na demanda de turistas, o delegado da Receita Federal destacou a importância do envolvimento dos prefeitos da região para solicitar novos servidores. Mark Tollemache comentou que os municípios fronteiriços precisam intensificar os pedidos encaminhados para o governo federal para aumentar o quadro de colaboradores. Ele ainda destacou que pelo porto seco passa grande parte das mercadorias do comércio exterior.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.