12.11.2021 às 16:18h - Geral
Consultor do Sescoop destaca conquista das mulheres no agronegócio. O agronegócio tem justificado a condição de pilar da economia regional com superação de momentos difíceis.
O Consultor do Sescoop, o itapiranguense João Batista Schneiders, percorre vários municípios da região em eventos com mulheres cooperativistas. Ele atua principalmente na disciplina de educação cooperativista e considera que as mulheres estão em um processo de evolução impressionante. Para ele, o agronegócio tem sido o fator positivo na balança comercial do Brasil com crescimento constante.
Schneiders avalia que as cooperativas na região possuem papel social e econômico de vital importância para o desenvolvimento do Extremo Oeste.
João Batista Schneiders chama atenção que as mulheres estão assumindo o protagonismo nas propriedades e também nas cooperativas com cargos importantes em diferentes organizações do agronegócio. O consultor do Sescoop lembra que a expressão que era exclusiva ao homem de chefe da família, de comandar ações na propriedade, já tem outra realidade.
As reuniões das cooperativas que eram 100% frequentadas pelos homens, já possuem outra configuração, com destaques para as mulheres.
O Consultor do Sescoop afirma que os jovens também possuem ideias extraordinárias que precisam ser aproveitadas dentro da estrutura do planejamento estratégico das cooperativas. Segundo João Batista Schneiders, é fácil de perceber esta contribuição decisiva em ideias, projetos e ações para o desenvolvimento do agronegócio.
O trabalho coletivo também faz parte da nova realidade de gestão. Conforme Schneiders, as mulheres e jovens possuem um papel fundamental na construção de um cooperativismo melhor.
Comentar pelo Facebook