12.09.2025 às 14:34h - atualizado em 12.09.2025 às 14:38h - Infraestrutura

Ponte na SC-283 será liberada para festa de centenário da comunidade

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Ponte na SC-283 será liberada para festa de centenário da comunidade
Foto: Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

A ponte na SC-283, em linha Chapéu, interior de Itapiranga, foi interditada por equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade nesta quarta-feira, 10, para reformas na estrutura. A ponte já havia sido interditada na semana anterior, dia 4, pelo Corpo de Bombeiros, mas moradores retiraram as fitas de interdição e colocaram madeiras novas na ponte.

O Coordenador Regional de Infraestrutura, Everaldo Di Berti, destaca que foi realizado um levantamento dos serviços a serem feitos e por isso a ponte foi interditada anteriormente. Após os moradores aplicarem as novas madeiras, a situação se agravou, deixando as vigas de sustentação centrais ainda mais vulneráveis.

”No aspecto visual, parecia melhor, mas com as madeiras colocadas, agravou a situação, deixando ainda mais vulnerável e pronta para cair, com grande risco para quem transita” explicou.

Com a nova reforma, a ponte terá estrutura segura e irá garantir segurança para quem trafega pelo local. A reforma deve ser concluída até sábado, 13, e a ponte estará liberada para a festa dos 100 anos da comunidade, neste domingo, 14.

O projeto para a nova ponte em linha Chapéu já foi revisado e adequado para a pavimentação da SC-283. A estrutura terá mais de 16 metros de altura, quase quatro metros a mais que o projeto anterior. Ele reconhece as dificuldades impostas pelos novos valores. “O orçamento inicial era de R$ 5 milhões e pode chegar a R$ 9 milhões” disse.

Segundo Di Berti, a empresa fez adequação ao projeto e o governo estadual já concordou com o aditivo de até 40% do valor, faltando apenas ajustar questões jurídica para ajustar. A projeção é para iniciar as obras em setembro.

Everaldo Di Berti alerta para a importância de ter projeto técnico e não tomar medidas precipitadas de reformas como foram feitas por moradores da comunidade.

Foto(s): Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.