12.09.2022 às 16:14h - Geral

Instituto Catuetê realiza doação de equipamentos de proteção individual à ACOMAR

Luiz Lerner

Por: Luiz Lerner São Miguel do Oeste - SC

Instituto Catuetê realiza doação de equipamentos de proteção individual à ACOMAR
Foto: Instituto Catuetê

Na manhã desta segunda-feira, dia 12, a ONG Instituto Catuetê esteve realizando a doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) à Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de São Miguel do Oeste, ACOMAR.

Segundo Gilberto Fiorini, membro do Instituto Catuetê, foram doados 18 pares de botinas de segurança, 40 luvas com proteção anti-corte (já que o trabalho envolve o manuseio de vidro, metal e outros materiais cortantes), 1500 metros de fitas (que serão utilizadas para amarrar os fardos após compactados) e 10 big bags com capacidade para 1000 kg cada. Ele frisou que todos os itens são novos e serão muito importantes para o trabalho exercido pelos cooperados da ACOMAR, que enfrentam muitas dificuldades diariamente.

Fiorini lembrou que o Instituto Catuetê é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos e sem partido, portanto, os recursos utilizados para a compras dos EPIs são provenientes da venda, através de uma feira realizada pelo grupo há algum tempo, de itens recebidos da Receita Federal.

Ele comentou que apesar de a prefeitura de São Miguel ter disponibilizado no centro da cidade diversos containers para depósito de lixo orgânico, ainda há moradores que insistem em não fazer a separação adequada dos materiais, misturando orgânico e reciclável. Segundo Gilberto, esses compostos que não passaram pelo processo correto de separação acabam sendo levados até os aterros sanitários e assim deixam de ser aproveitados pela ACOMAR, já que a entidade não recolhe lixo orgânico. Dessa forma, o meio ambiente sai perdendo por conta da não reciclagem dos resíduos e os funcionários da associação também perdem pela redução do conteúdo que chega até eles, afetando diretamente sua renda.

Fiorini apelou para que a sociedade se atente e se envolva mais com a separação e reciclagem adequada de materiais, pois existem inúmeros locais para depósito dos mesmos espalhados por toda São Miguel do Oeste.

De acordo com informações da ACOMAR, os bairros são os que melhor descartam corretamente os resíduos, já o centro da cidade peca terrivelmente nisso.

Foto(s): Instituto Catuetê

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.