12.08.2024 às 10:14h - atualizado em 13.08.2024 às 09:03h - Educação
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) celebram no mês de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Conforme a diretora do CAESP/APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste Cristiana Schroeder, o evento será realizado entre os dias 21 à 28 de agosto e foi instituído pela lei nº 13.585/2017, a qual tem por objetivo promover a conscientização sobre os direitos, a inclusão e a participação plena das pessoas com deficiência intelectual e múltipla na sociedade.
Cristiana enfatiza que levando em consideração à importância do tema, o CAESP/APAE de Iporã do Oeste decidiu explorá-lo ao longo do mês com os alunos. A diretora do educandário frisa que todo ano é abordado um tema diferente e específico, que norteia as atividades e debates proporcionados ao longo do mês.
Cristiana Schroeder salienta que o tema tem por objetivo promover a reflexão e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
Neste ano, o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é “Nossa História: quem somos e o que fazemos”. A diretora destaca que a ideia é incentivar as pessoas à refletirem sobre a trajetória da APAE no Brasil, principalmente o CAESP de Iporã do Oeste, sua importância para os munícipes e qual o seu papel na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A diretora do CAESP/APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste destaca que serão desenvolvidas com os alunos ao longo do mês, diversas ações para explicar aos munícipes de Iporã do Oeste quem é a APAE, sua importância e o que ela faz, por meio de uma série de reportagens faladas e escritas.
Cristiana Schroeder detalha que estarão envolvidos nas reportagens, todos os profissionais que contribuem no dia a dia com o desenvolvimento das atividades e atendimentos, proporcionando momentos de bem estar aos educandos e seus familiares.
Cristiana salienta que o projeto será divulgado através dos meios de comunicação ao longo do mês, intensificando a importância do trabalho desenvolvido pela entidade no município.
A diretora Cristiana Schroeder destacou em entrevista à Rádio Oeste que o CAESP/APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste é uma organização filantrópica sem fins lucrativos, que visa promover o bem estar das pessoas com deficiência, oferecendo assistência nas áreas da saúde, educação, assistência e inclusão social.
Ela cita que a APAE desenvolve atividades e programas que visam promover a inclusão, autonomia e desenvolvimento integral das pessoas com deficiência.
Cristiana menciona que a APAE Caminho de Luz é uma entidade extremamente importante no município e que possui um grande envolvimento da comunidade e que vem conquistando o seu espaço, além de desconstruir o preconceito criado frente aos educandos.
A diretora explica que as poucos está sendo possível conscientizar a sociedade referente às questões ligadas às pessoas com deficiência.
Cristiana Schroeder enfatiza que a APAE é mantenedora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAESP), espaço no qual acontecem os atendimentos, execução dos programas e serviços sob orientação da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
Comentar pelo Facebook