12.06.2021 às 09:08h - atualizado em 14.06.2021 às 09:53h - Geral
O homem mais velho de Itapiranga completa neste sábado, 12, 100 anos de vida.
Residente em linha Santo Antônio, interior de Itapiranga, Georg Müller, é natural da Romênia. Ele nasceu em 1921 e na certidão de nascimento consta o nome romeno Georg. Aos oito anos veio para o Brasil e no convívio dos brasileiros de origem alemã passou a ser chamado de Jorge.
Conforme relatos dos familiares, ele veio para o Brasil de navio no ano de 1929 e há cerca de 75 anos fixou residência em linha Santo Antônio.
O filho, Arcênio Müller, relata que por dois anos a família trabalhou em fazenda de café, em São Paulo, na condição de escravos. Na sequência, a família mudou-se para Mondaí, seguindo depois para Itapiranga como pioneiros nas comunidades de Popi e Santo Antônio.
Jorge Müller foi casado com dona Clementina, que faleceu há três anos com 92 anos de idade. Eles tiveram 12 filhos. Arcênio lamenta a dificuldade de reunir os familiares devido a pandemia.
Um momento considerado muito especial será na tarde deste sábado, às 15 horas, com missa em homenagem ao centenário de seu Jorge. A celebração terá todos os cuidados de prevenção com distanciamento e uso de máscara.
Georg Müller está recebendo diversas homenagens da comunidade, do Sicoob Creditapiranga e Governo de Itapiranga. Nesta sexta-feira, 11, o prefeito Alexandre Ribas e vice-prefeito Nilo Bourscheidt estiveram na residência da família Müller em Santo Antônio.
Arcênio Müller relata que seu pai segue com bom humor e uma pessoa muito grata pelos cuidados que recebe. Conforme ele, estava previsto uma grande festa, porém, a pandemia impediu a comemoração com presença de público. A missa deste sábado, 12, será realizada devido a religiosidade e a fé que sempre fez parte da família.
Jorge Müller foi o primeiro presidente da comunidade de Santo Antônio e também exerceu vários cargos de liderança na comunidade. Para a família, o objetivo da data de 12 de junho é dar graças a Deus pela vida e o centenário do senhor Jorge Muller. Ele também foi um grande goleiro nos anos 50, deixou um legado importante no esporte.
De acordo com os registros oficiais, Georg é a pessoa mais idosa do município.
Foto(s): Ascom
Comentar pelo Facebook