12.04.2025 às 14:18h - atualizado em 12.04.2025 às 18:50h - São Miguel do Oeste

Câmara de São Miguel do Oeste aprova projeto que torna programa de rádio patrimônio cultural

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Câmara de São Miguel do Oeste aprova projeto que torna programa de rádio patrimônio cultural
Foto: Divulgação/ Ascom

Foi aprovado nesta quinta-feira, 10, em primeiro turno, pela Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, o Projeto de Lei nº 24/2025, que reconhece como patrimônio histórico e cultural o programa de rádio “Saudades da Querência”. A proposta é de autoria da vereadora Marli da Rosa (PL) e valoriza um dos mais antigos e tradicionais programas do município e do estado de Santa Catarina.

O programa estreou em 12 de maio de 1958, na antiga Rádio Colmeia, hoje Rádio Peperi. A primeira transmissão aconteceu direto da Churrascaria Bela Vista, propriedade do senhor Vendolino Broing. Anos depois, foi apresentado também no salão “Mil e Umas Frestas”, na Cidade Alta, onde hoje funciona o Hospital São Miguel.

A proposta aprovada define como patrimônio não apenas o programa em si, mas todo o acervo audiovisual — vídeos, áudios, fotos e programas gravados — que fazem parte dessa longa história de mais de seis décadas.

Desde o início, “Saudades da Querência” teve como marca registrada a valorização da cultura tradicionalista e da música do sul. Participaram do início do projeto músicos como Hipólito Ribeiro, José Minosso, Leozinho, Roseirinha, Fidélis Pelissari e Tio Quirino. Ao longo dos anos, nomes como Celeste Alves da Silva (Sereninho), Grupo Terra Nativa e Gaiteiro de Ouro enriqueceram ainda mais o elenco.

João Maria Fernandes Brisola, falecido em 2015, assumiu o programa ao lado do fundador Alexandre Tiezerini e comandou a atração por 41 anos. Após sua morte, quem assumiu foi Luis Carlos, que apresentou por mais de 10 anos, e atualmente é apresentado por Natalino Carvalho e Angelin Pereira.

O programa é transmitido aos sábados, das 15h às 16h, e é considerado o mais antigo em atividade no município. Com a aprovação em primeiro turno, o projeto ainda passará por nova votação antes de ser sancionado pelo Executivo municipal.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.