12.03.2025 às 14:42h - Prefeitura
A Prefeitura de São João do Oeste está retomando investimentos na área industrial após 10 anos. O município possui uma área nobre de 25 mil metros quadrados, na margem da SC 496, próximo a cidade de São João do Oeste. Há 10 anos ocorre debate sobre instalação de empresas no local e até o momento nada foi concretizado.
Conforme o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Claudir Rauber, o Prefeito Sérgio Theisen, no seu segundo mandato no ano de 2015, investiu na infraestrutura com canalização da água pluvial e rede de energia elétrica trifásica. Nos últimos 10 anos a estruturação não evoluiu. De acordo com o Secretário, o objetivo é contemplar pequenas empresas já instaladas no município e também atrair novos investidores. Rauber cita a necessidade de realizar novo licenciamento ambiental e também o georreferenciamento.
A Secretaria de Transportes e Obras de São João do Oeste já iniciou a limpeza na área industrial para a abertura das ruas e localização dos lotes. Claudir Rauber projeta um elevado investimentos na pavimentação das ruas e licença ambiental. Para reduzir a burocracia, o município vai realizar investimento próprio, sem uso de recursos dos governos estadual e federal.
O Secretário de Administração projeta o prazo de um ano para concluir as obras e questões burocráticas de cartório e registro de imóveis. Segundo Rauber, os trabalhos já iniciaram para agilizar os procedimentos necessários. Ele também garante que a Prefeitura possui recursos disponíveis de economias nos dois primeiros meses do ano e dinheiro do governo anterior.
Sobre a obra da Estação de Tratamento de Água de Macuco, o Secretário explica que os trabalhos seguem paralisados. Claudir Rauber menciona que a principal dificuldade está na ligação dos padrões de luz, que já foi solicitada várias vezes junto à Celesc, mas ainda depende da vistoria da companhia. Outro ponto citado por ele é o repasse pendente do recurso restante por parte do Governo do Estado, o que impede o pagamento da empresa responsável pela execução.
Com isso, a construtora acabou realocando seus trabalhadores para outras frentes de serviço, enquanto aguarda a resolução da pendência. Conforme Rauber, o asfaltamento das ruas já foi concluído pela empresa Pavimax, de São Miguel do Oeste. Ele informa que, neste momento, estão sendo executados os trabalhos de recuperação dos meio-fios que foram danificados durante as obras.
São João do Oeste aguarda por recursos atrasados do Governo Estadual. Conforme o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Claudir Rauber, o município aguarda a o pagamento de um milhão de reais referente ao sistema de captação, tratamento e distribuição de água. A Estação de Tratamento na comunidade de linha Macuco foi inaugurada ainda no ano passado, porém está distante de ser colocada em operação.
De acordo com Rauber, são vários itens inacabados, incluindo a rede de energia elétrica. O Secretário comenta que o governo estadual também está em atraso no repasse de R$ 200 mil referentes a pavimentação asfáltica.
Comentar pelo Facebook