12.03.2020 às 13:44h - atualizado em 12.03.2020 às 13:53h - Política
A afirmação é do presidente do MDB de Itapiranga José Antônio Facco. Segundo ele, a expulsão do vereador Afonso Niehues era uma possibilidade forte e o pedido de afastamento foi recebido com bom gosto pela cúpula do MDB de Itapiranga. Reclamações dos simpatizantes do partido indicavam medidas drásticas devido ao comportamento de Niehues.
Segundo o presidente do MDB, o vereador foi líder do governo e realizou um bom trabalho no primeiro ano do mandato e participou de ações em prol do bom andamento dos projetos para o bem da população. Porém, mudou o foco e já não tinha mais espaço no partido devido dar prioridade para projeto particular ao assumir a presidência da Câmara. Destaca ainda que é preciso ser coerente, transparente, ético e ter moral para se manifestar em relação aos colegas de partido e na atuação política.
Facco diz que o planejamento do partido não teve alteração e as trocas de presidente ocorreram de forma natural. Salienta que Miguel Schneider pediu afastamento por questões pessoais. O vereador Fábio Hahn assumiu o diretório já com a definição de entregar o cargo até o início de março, o que de fato ocorreu. Facco considera que é preciso trabalhar em benefício da coletividade e não por interesse próprio. O presidente garante que não faltou dialogo da coordenação do partido e vereadores. Lembra que o MDB tinha maioria na Câmara e havia projetado a presidência da casa para os quatro anos da legislatura. Devido a manobra de Afonso Niehues com a oposição, o partido perdeu a presidência em 2019 e 2020. O presidente do MDB mostra mágoa pela postura de Niehues e projeta clima mais harmonioso no partido.
Segundo Facco o MDB está organizado e forte. Ele diz que uma demonstração de sua força ocorreu na reunião no fim de março que reuniu mais de 600 pessoas. O presidente salienta que o partido é grande e está bem organizado para a eleição de outubro. Facco aponta o prefeito Jorge Welter como pré-candidato natural a reeleição. Cita ainda como nomes fortes o vereador Fábio Hahn, o secretário de Fazenda e Planejamento, Jaime Henkes e o vice-prefeito, médico Fernando Girardi. Segundo Facco, é grande o número de candidatos a vereadores com espaço para mulheres. Observa que pessoas procuram a liderança do partido para aderirem ao projeto do MDB visando as eleições de outubro.
Vereador explica a saída do MDB
Ex-presidente da câmara vereadores de Itapiranga, Afonso Niehues, ocupou o cargo de presidente do legislativo de Itapiranga em 2019. Ele foi eleito vereador pelo MDB e segunda-feira, 09, anunciou a saída do partido em entrevista à Rádio Itapiranga. O vereador alega divergências com mandatários da sigla. Salienta que a falta de diálogo e transparência nas ações foram fatores decisivos para deixar a sigla. Niehues diz que fez muitos amigos dentro do partido, mas acredita que é o momento de mudar de rumo por não concordar com a forma que a política ocorre. Ele diz que foi traído pelo grupo que comanda o MDB e ficou desconfortável para permanecer no projeto do partido. Destaca ainda que algumas pessoas agem como se fossem donas do partido e lamenta a falta de diálogo que dificulta o debate de ideias e ações em prol da coletividade.
O vereador declara ainda que não concorda com a forma de agir do governo de Itapiranga. Niehues considera que houve equívoco no financiamento para revitalização da Avenida Uruguai com juro elevado e sem a geração de renda para o município. Relata que pessoas importantes largaram o governo e ainda ocorreu duas alterações seguidas na presidência do MDB em Itapiranga.
Ele afirma que as ações são pensadas para a eleição de outubro e não em prol da população. Niehues diz que está tendo boa receptividade em todos os partidos e ainda não definiu sua nova filiação. Afirma, porém, que já teve reuniões e conversas com várias siglas. O vereador também se coloca a disposição para concorrer ao legislativo ou na chapa majoritária nas eleições de quatro de outubro. Sobre a possibilidade de integrar o PSD, Niehues não negou conversas com o partido e disse que analisa projetos.
Comentar pelo Facebook