11.12.2020 às 10:21h - atualizado em 11.12.2020 às 15:07h - Geral
As agências do INSS de todo o Brasil modificaram no começo deste mês os procedimentos para concessão de auxílio doença para os beneficiários. A informação é do gerente da agência de São Miguel do Oeste, Fernando Gusmão.
Conforme ele, durante a pandemia da Covid-19 entre março e novembro o INSS realizava os encaminhamentos através dos canais remotos, onde as pessoas anexavam o atestado médico e o benefício era concedido. De acordo com ele, desde o dia primeiro deste mês a situação mudou e a partir de agora esse procedimento de anexo não pode mais ser executado via internet.
Fernando Gusmão afirmou que a alteração nos encaminhamentos feitos pelo INSS partiu do Governo Federal e agora os auxílios doenças só serão concedidos para as pessoas que realizarem a consulta presencial com um perito. Segundo ele, a situação se agrava ainda mais na região Extremo Oeste pois a agência de São Miguel do Oeste ainda não conta com um médico perito que possa fazer esse procedimento. Ele destacou que o único profissional da agência está afastado por ser do grupo de risco da Covid-19 e não tem previsão de retorno ao cargo.
O gerente do INSS, Fernando Gusmão orientou que a partir de agora todas as pessoas que solicitarem auxílio doença terão que se deslocar até Maravilha ou Chapecó para realizarem a perícia médica. Ele comentou que o município de Maravilha possui vagas apenas para o mês de janeiro, enquanto Chapecó possui atendimentos disponíveis ainda para dezembro. Ele disse que os demais procedimentos continuam sendo feitos através da internet e do número 135, ficando apenas a perícia para escolha em Maravilha ou Chapecó.
Gusmão lembrou que todos os demais procedimentos relativos ao INSS seguem sendo realizados através do site e telefone. Ele ressaltou que o sistema apenas bloqueou o processo de anexo do atestado médico nos casos de auxílio doença. Ele esclareceu que os agendamentos ainda são necessários e os mesmos podem ser feitos através do site meu.inss.gov.br ou pelo telefone através do número 135.
Ele reforçou que as alterações foram emitidas pelo Governo Federal e as mesmas não têm data para término e retorno nos formatos antigos com perícias em São Miguel do Oeste.
Comentar pelo Facebook