11.11.2025 às 16:08h - Extremo Oeste

Prefeita de Dionísio Cerqueira alerta para necessidade de reforço na Defesa Civil após tornado

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Prefeita de Dionísio Cerqueira alerta para necessidade de reforço na Defesa Civil após tornado
Defesa Civil Municipal/Divulgação

Após o tornado que atingiu Dionísio Cerqueira, na última sexta-feira, 8, a prefeita Bianca Maran fez um alerta sobre a urgência de ampliar as ações de prevenção e resposta a desastres naturais nos municípios da região.

O fenômeno destruiu casas, espaços comunitários e arrancou o telhado da Escola de Educação Básica Jacob Maran, que não terá mais aulas presenciais neste ano. A decisão foi tomada em conjunto com a Coordenadoria Regional de Educação. As aulas seguem de forma remota até o fim do ano letivo. A prefeitura também ofereceu escolas municipais para o atendimento temporário de turmas.

Segundo a prefeita, técnicos da Secretaria de Estado da Educação estão avaliando as condições estruturais do prédio e estudam medidas para sua reconstrução. Paralelamente, a administração municipal trabalha com a área jurídica para viabilizar a reconstrução de casas e prédios comunitários danificados pelo temporal.

"Infelizmente, estamos vendo episódios climáticos como esse se tornarem mais frequentes. Nunca tínhamos vivido algo dessa magnitude aqui em Dionísio. Isso nos obriga a refletir e agir. Precisamos nos atentar aos alertas da Defesa Civil e fortalecer ainda mais nossos planos de contingência", afirmou Bianca Maran.

A prefeita explicou que o município elaborou, neste ano, um plano de contingência e que, durante o tornado, foi possível executar todas as ações previstas, o que contribuiu para uma resposta rápida à população.

"Temos que nos organizar junto à Defesa Civil municipal e levar esses alertas a sério. A previsão é de que tenhamos mais eventos extremos nos próximos anos. É hora de agir", concluiu.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.