11.10.2025 às 07:50h - Geral
O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, anunciou taxas de 100% sobre os produtos chineses, nesta sexta-feira (10). Além disso, o norte-americano afirmou que vai adotar controles de exportação sobre qualquer e todo “software crítico”. As informações são do O Globo.
O anúncio ocorreu horas após Trump cancelar o encontro com Xi Jinping, líder chinês. Segundo ele, não havia razão em manter a reunião, visto que a China estaria agindo de maneira “hostil” no controle de exportações sobre minerais de terras raras. As taxas entram em vigor a partir de 1º de novembro.
“Acaba de ser revelado que a China adotou uma posição extraordinariamente agressiva em relação ao comércio, ao enviar uma carta extremamente hostil ao mundo, declarando que, a partir de 1º de novembro de 2025, iria impor controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que fabrica — e até mesmo sobre alguns que nem produz. Essa medida atinge todos os países, sem exceção, e foi obviamente planejada por eles há anos. Trata-se de algo totalmente inédito no comércio internacional e de uma vergonha moral no relacionamento com outras nações”, disse Trump em trecho da publicação na rede Truth Social.
O norte-americano afirmou que os EUA estão avaliando um “aumento massivo” nas tarifas de importação. Segundo Trump, outras medidas ainda podem ser tomadas. As novas tarifas podem reacender uma guerra comercial de retaliações mútuas.
“Diante do fato de que a China tomou essa posição sem precedentes, e falando apenas em nome dos Estados Unidos, e não de outras nações que também foram ameaçadas, a partir de 1º de novembro de 2025 (ou antes, dependendo de novas ações ou mudanças por parte da China), os Estados Unidos da América imporão uma tarifa de 100% sobre a China, além de quaisquer tarifas já em vigor. Também em 1º de novembro, serão impostos controles de exportação sobre qualquer e todo software crítico”, completou.
Fonte: R7
Comentar pelo Facebook