11.09.2025 às 10:59h - Geral
O município de São Miguel do Oeste recebe no próximo sábado, 20, às 14h, o seminário “Cannabis em Defesa da Vida”, que discute o uso medicinal da planta e os entraves burocráticos que dificultam o acesso ao tratamento. A iniciativa é do deputado estadual Pedro Baldissera (PT), com apoio da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo e da Pastoral da Saúde.
O evento marca o início de uma série de ações em prol do acesso gratuito ao canabidiol no estado. Apesar da aprovação da Lei Estadual nº 19.136/2024, que criou a política pública para fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis, o decreto de regulamentação publicado em maio de 2025 (Decreto nº 988/2025) tem gerado críticas.
Segundo o assessor do parlamentar, Juarez da Silva, "as pessoas que mais precisam ainda não conseguem acesso ao remédio". Isso porque o decreto exige que os médicos apresentem estudos científicos detalhados sobre a eficácia do canabidiol para cada caso, o que acaba dificultando a prescrição.
Para esclarecer a população e pressionar por mudanças, o seminário contará com duas palestras:
- Brunna Varela da Silva, biomédica e neurocientista
- Zuleide Maria Ignacio, professora da UFFS e doutora em Ciências da Saúde
A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados – especialmente pacientes com doenças como câncer, epilepsia e Alzheimer.
Comentar pelo Facebook