11.09.2025 às 16:10h - Geral
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira, 11, para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos cinco crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado. A virada no julgamento veio com o voto da ministra Cármen Lúcia, proferido por volta das 15h40.
Bolsonaro foi considerado culpado pelos seguintes crimes: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Com o voto de Cármen Lúcia, o placar ficou em 3 a 1 a favor da condenação — ela se somou a Alexandre de Moraes e Flávio Dino, que já haviam votado na terça-feira, 9. O ministro Luiz Fux divergiu e votou pela absolvição na quarta, 10. O último a votar será o ministro Cristiano Zanin.
Mesmo com a maioria formada, a defesa ainda poderá apresentar embargos para contestar ou esclarecer trechos da decisão. Só depois dessa etapa o STF deverá deliberar sobre eventuais prisões.
Comentar pelo Facebook