11.08.2022 às 17:07h - atualizado em 11.08.2022 às 17:20h - Polícia
A informação é do Delegado Regional, Wesley Andrade. Ele destaca que as operações especiais ocorrem por um período de no mínimo 10 dias e também visa compensar a falta de efetivos nas cidades.
Itapiranga deve receber a Operação Horus com a realização de diligências importantes no combate à criminalidade. O delegado reconhece a carência de efetivo nas delegacias da região, incluindo a falta de delegados e agentes de polícia.
A Comarca que atende Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste vai completar três anos sem delegado titular. Andrade salienta que as operações especiais visam justamente proporcionar reforço em trabalhos específicos com a presença de profissionais de outras regiões.
A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Fronteira costuma realizar prisões com o apoio de policiais que compõe a Operação Hórus. Wesley Andrade chama atenção para o problema de tráfico de drogas e armas na região e a necessidade de ações no combate ao crime organizado.
O delegado diz que que existe um desafio constante no combate a criminalidade e neste sentido um importante aliado no Extremo Oeste de Santa Catarina tem sido o NOC - Núcleo de Operações com Cães.
Wesley Andrade lembra que o projeto teve início em outubro de 2019 e obteve sucesso sendo o único Núcleo em Santa Catarina com dois cães e dois policiais treinados. A atuação ocorre principalmente no combate ao contrabando.
O Centro Estadual de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina - CAOAGRO, também tem atuação marcante na região. A equipe especializada atuou nas investigações sobre o furto de ovelhas e suínos no interior de Itapiranga. O CAOAGRO prestou diversos apoios, tanto na parte de inteligência policial quanto operacional, destacando-se a presença dos policiais civis.
No mês de julho foram registrados 85 Boletins de Ocorrência relacionados a crimes contra o agronegócio no Estado, em 53 Municípios pertencentes à 21 Delegacias Regionais de Polícia. O crime de furto de gado, liderou as ocorrências criminosas, totalizando o percentual de 38% de todos os Boletins de Ocorrência que o CAOGRO tomou conhecimento no mês julho.
Comentar pelo Facebook